O surto psicótico que fez Lady Gaga cancelar o show do Rock in Rio 2017

Apesar de se tornar meme, a frase "Brasil, estou devastada" escondia um quadro sério de saúde mental que precisava de cuidados intensivos e imediatos

Por Da Redação 14 nov 2025, 14h02
H

á oito anos, fãs de Lady Gaga foram marcados pela frase “Brasil, eu estou devastada” após a cantora cancelar sua apresentação no Rock in Rio um dia antes. Depois de tanto tempo, ela decidiu desabafar sobre o verdadeiro motivo de saúde que a levou a desmarcar este e outros nove shows da turnê mundial ‘Joanne‘.

Na época, a artista estava marcada para ser a atração principal da sexta-feira do Rock in Rio de 2017, quando, segundo nota de sua própria assessoria e do evento, foi acometida por uma crise de fibromialgia, doença que gera dor intensas nas articulações e em músculos ao longo do corpo.  Ela também chegou a comentar que havia procurado ajuda hospital e que estava sendo cuidada por boas mãos.

Em virtude do cancelamento na véspera do show, o Maroon 5, passou a ser o headliner de dois dias seguidos do festival para performar no lugar da cantora. O comentário oficial de Gaga, compartilhado no X (ex-Twitter), chegou a virar meme pela frase “Brasil, estou devastada” e os fãs que não quiserem comparecer ao Rock in Rio tiveram a possibilidade de receber reembolso.

Continua após a publicidade

Agora, após oito anos, a cantora compartilha, em entrevista à Rolling Stones norte-americana, que o verdadeiro motivo para o cancelamento deste show e dos outros da turnê foi descrito por ela como um surto psicótico. “Eu cancelei a turnê. Um dia, fui internada em um hospital psiquiátrico. Precisava de um tempo. Eu não conseguia fazer nada… Entrei em colapso total. Foi realmente assustador”, conta ao relatar a própria dificuldade em enxergar uma melhora na época.

“Houve um momento em que achei que não conseguiria melhorar… Me sinto muito sortuda por estar viva. Sei que pode soar dramático, mas sabemos como isso pode terminar”. O surto psicótico descrito por Gaga durante a turnê mundial de ‘Joanne’ foi precedido pelas filmagens do filme ‘Nasce Uma Estrela’, projeto que ela conta ter gravado “tomando lítio”. O remédio, carbonato de lítio, é um estabilizador de humor usado em casos de depressão e transtorno de humor como bipolaridade e borderline. Ela descreve que, nesse período entre filmagens e apresentações, sua “psique estava se desintegrando”. 

O surto psicótico mexeu tanto com sua saúde mental que, segundo Gaga, a própria irmã relatou não a reconhecer mais: “Um dia, minha irmã me disse: ‘Não vejo mais minha irmã'”, conta. A luta da cantora pela sua saúde mental não é recente; além da fibromialgia, Gaga também é diagnosticada com lúpus, que também a afeta fisicamente com dores, e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), o que ela já relatou ter relação com o surgimento da fibromialgia. 

Embora não tenha entrado em detalhes sobre o surto psicótico, a junção dos problemas de saúde com o estresse e a pressão dos trabalhos na atuação e na música podem ter desencadeado a instabilidade mental. O próprio TEPT pode levar a estresses emocionais mais profundos, inclusive se relacionando com o burnout, como já explicamos nesta outra matéria.

Continua após a publicidade

Lady Gaga não foi a única personalidade a vivenciar um tipo de surto psicótico

A sobrecarga de afazeres e exaustão mental não são os únicos gatilhos que podem levar uma pessoa a ter um surto psicótico. No BBB24, Vanessa Lopes assustou os espectadores a apresentar sinais de confusão mental e de rompimento entre a realidade e o irreal. Após a saída voluntária do programa, a jovem recebeu cuidado médico especializado e descobriu ter sofrido um quadro psicótico agudo.

A situação vivenciado por Vanessa leva o paciente a viver realidades paralelas, o que que pode acontecer com qualquer pessoa, independente de ter um histórico de doença mental ou não, como afirma, na matéria exibida pelo Fantástico, Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, médico responsável por acompanhar a influenciadora.

Embora a influenciadora já tivesse procurado profissionais para cuidar de sua saúde mental, nunca havia presenciado nenhum sinal do quadro psicótico agudo e o ambiente do reality show, incluindo o estresse, a falta de sono, a ansiedade e o medo do que estava acontecendo no programa e aqui fora foram os gatilhos para sua dissociação com a realidade.

Segundo as especificações indicadas no próprio portal da Associação Médica Brasileira, além dos delírios com ideias irreais notados por Vanessa, outros sintomas comuns em quadros psicóticos são:

Continua após a publicidade

  • Alucinações;
  • Desorganização de pensamento;
  • Alteração importante de psicomotricidade;
  • Comportamento desorganizado ou bizarro associado a prejuízo de funcionamento.

No caso de Gaga, mesmo sem os detalhes dos sintomas que indicaram o surto psicótico, as falas de que sua psiquê estava se desintegrando, de que “precisava de um tempo, eu não conseguia fazer nada” e do “estado em colapso total” indicam que as funções do dia a dia e do trabalho, com grande estresse e pressão em cima dela, possam ter piorado a fragilidade mental.

É por isso que, se houver a mínima indicação de que sua saúde mental não está bem e que você está sofrendo, da forma que for, é preciso procurar ajuda especializada. No caso de Vanessa, o tratamento incluiu ajuda psiquiátrica e psicológica, além de um tempo fora das redes.

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade