O que fazer caso esteja sendo vítima de sextorsão

Saiba qual é o passo a passo para buscar ajuda e denunciar caso alguém esteja ameaçando vazar fotos íntimas suas

Por Amanda Oliveira 24 jun 2018, 14h30

Sextorsão pode não ser um termo tão conhecido, mas o crime de “chantagem sexual” acontece com muita frequência no mundo real e virtual. Talvez a razão de você não escutar tanto sobre o assunto seja porque boa parte das vítimas desta violência não denuncia o caso por medo, vergonha ou culpa. Mas, se você estiver passando por isso, saiba que não precisa lidar com essa dor sozinha. Ter a confiança quebrada e estar sob ameaça é assustador, mas é muito importante que você peça ajuda o quanto antes. Além disso, a sua história pode ajudar outras pessoas que estejam na mesma situação.

iStock/kieferpix/Reprodução

Em parceria com a Safernet, a CAPRICHO separou os passos que você deve seguir caso esteja sendo vítima de sextorsão.

1º passo: Não entre em pânico
É fácil falar, a gente sabe, mas apesar de parecer impossível no momento, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma. Nem tudo está perdido. Caso alguém te chantageie com uma foto íntima, caso você não faça a vontade dessa pessoa, lembre-se de que nada disso é sua culpa, mesmo que você tenha trocado nudes com esse alguém em um passado não tão distante. E se depois que você compartilhou a foto, o ser ainda tentar te fazer se sentir mal por isso, lembre de que quem está fazendo a coisa errada é ele, não você. #NãoÉSuaCulpa

  • 2º passo: Converse com alguém de confiança
    Lidar com um momento de dor fica ainda mais difícil quando você faz isso sozinha. Por isso, não guarde toda essa situação para você. Se houver alguém de confiança que possa te ajudar, conte o que está acontecendo. Se não souber como começar a falar, demonstre que está passando por uma situação difícil e diga que precisa de ajuda. Caso você não queira desabafar com os pais ou familiares, tente buscar outras pessoas próximas que se preocupam com você, como amigos.

    3º passo: Peça ajuda para uma equipe especializada no assunto
    Entre no helpline.org.br e conte o que está acontecendo. Eles sabem lidar com essa situação melhor do que ninguém e vão te orientar sobre o que fazer dentro da legalidade.

    iStock/Reprodução

    4º passo: Salve tudo em um lugar seguro
    Talvez pareça estranho que você precise guardar todas as provas desse momento doloroso quando tudo que você quer fazer é apagar isso da sua vida, mas essa tarefa é essencial para que você tenha sucesso no passo seguinte. Salve e tire print de todas as conversas, chantagens e ameaças, porque isso te ajudará a explicar o caso sem depender tanto só da sua memória. Quanto mais provas você tiver, mais fácil será resolver a situação e acabar com a sextorsão.

    5º passo: Denuncie!
    Essa é uma tarefa difícil, nós sabemos, mas, ao denunciar o caso para as autoridades, você conta com a ajuda de equipes especializadas em tecnologia que podem ajudar a remover as suas fotos da internet. Além disso, quem fez as ameaças será punido. Compartilhar imagens de outra pessoa sem a devida autorização é crime!

    Outro ponto importante é o que mais você pode fazer se tiver menos de 18 anos, mesmo que seu perfil nas redes sociais tenha uma idade diferente. Se esse for o seu caso, lembre-se de sempre dizer que você é menor. Isso facilita que providências mais urgentes sejam tomadas pelas empresas. Além disso, se você tiver menos de 18 anos, também pode fazer uma denúncia de forma anônima no www.denuncie.org.br para que as autoridades removam as suas imagens. Você pode procurar a polícia, o Conselho Tutelar ou o Ministério Público, mas é importante sempre buscar ajuda de um adulto de confiança antes. #AlôMãe

    Já passou por isso? Está passando? Conhece alguém que precisa de ajuda? Escreva para capricho@abril.com.br. Sua identidade será preservada e faremos o possível para ajudá-la. Compartilhar histórias é o primeiro passo para expor os criminosos e ajudar outras meninas que estão passando por isso.#NãoÉSuaCulpa

    Continua após a publicidade
    Publicidade