Continua após publicidade

O que faz uma pessoa ser legal e adorada por todos?

Ser interessado pelo o que o outro fala é uma ótima forma de ser gentil com as pessoas e de se aproximar

Por Mavi Faria 31 out 2024, 19h00
V

ocê sabe reconhecer se é uma pessoa agradável de se conviver e de estar por perto? Claro que a animação dos colegas e familiares em estar com você ou demonstrarem saudade é um ótimo indicativo, mas você já parou para pensar em como é a sua postura com as pessoas e que mensagem isso passa?

Nos últimos dias, a desenhista e influenciadora digital Nath Araújo compartilhou no TikTok como teve essa reflexão ao conversar com sua mãe sobre um amigo que é adorado e querido por todo mundo. “Ele é muito legal e todo mundo gosta dele”, observou. Segundo a Nanath, essa não foi a primeira vez que ouviu esse mesmo comentário sobre esse mesmo amigo, e, na conversa com a mãe, um outro amigo também foi citado, que, segundo elas, também é “muito legal e todo mundo gosta dele”.

O principal fator que intrigou a influenciadora foi o fato de que esses dois amigos, que são descritos ambos como muito legais e agradáveis, são pessoas muito diferentes, o que exclui qualquer tese de que a personalidade da pessoa ou seus gostos influenciam muito o fator serem agradáveis e fáceis de gostar.

A principal similaridade entre eles, percebida pela Nath, foi o fato deles se interessarem pelas pessoas – e não estamos falando de ser extrovertido ou introvertido, mas, sim, de demonstrar interesse e estar presente.

Quando você conversa com alguém, conhece uma pessoa nova ou até socializa com amigos, você se interessa por eles, por suas vidas, seu bem-estar? Demonstram interesse no que eles falam, questiona sobre e se envolve na conversa? Ou você não costuma se envolver, fica de canto e não conversa muito?

Depois de refletir sobre essas questões, Nath percebeu o quanto se interessar fez com que ela e a mãe – e as outras pessoas que ela ouviu falando sobre eles – tivessem a impressão e a certeza de que os amigos são pessoas tão legais e agradáveis. Até porque, quando você conversa com uma pessoa e sente que ela está envolvida naquilo, é mais fácil de se abrir e de criar um laço.

Continua após a publicidade

@nananaths

♬ som original – nath araujo

Mas então, CH, para ser legal eu só preciso me interessar pelas pessoas?

Calma lá! Claro que nada é tão simples e ‘ser legal’ não é um rótulo que pode ser obtido simplesmente por conversar com alguém. Também aborda o respeito, a simpatia, o carinho e o acolhimento que você vai proporcionar naquela conversa ou relação.

Dentro desse parâmetro, se interessar pelos outros e conversar com dedicação e interesse é, sim, um fator muito forte para isso. Mas não só na busca por ‘ser legal’ para os outros, quando você tem esse tipo de postura, o outro certamente vai se abrir com mais facilidade com você e vai se interessar de volta, o que pode resultar em uma amizade surpreendente e muito proveitosa.

Continua após a publicidade

Para criar relações, é preciso haver abertura dos dois lados e, mesmo se você não busca uma amizade profunda com uma pessoa, pode ser um ato de gentileza se interessar pelo o que ela tem a dizer.

E você, já tinha pensado nessa questão antes?

Publicidade