O que faz um Relações Públicas?

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 01h02 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

Pelo nome já dá para desconfiar um pouco do que se trata a profissão. Quem faz relações públicas cuida da imagem e da relação de uma empresa ou instituição com o público. Se na publicidade o objetivo é vender um produto, em RP a ideia é a divulgar as ideias, a função e as boas ações.

O profissional pode trabalhar fazendo planejamento, promovendo e valorizando uma marca, atendendo clientes, organizando eventos, fazendo pesquisas de opinião, tanto em empresas, quanto instituições, ONGs e até mesmo na área governamental.

A chave da profissão é o combo comunicação + administração. Por isso, é comum que o curso seja uma opção dentro da formação em Comunicação Social (jornalismo, rádio e TV, publicidade e propaganda são as outras graduações dentro da área). Na faculdade, há matérias como organização de eventos, política da comunicação, assessoria de comunicação, além de administração, economia e marketing, voltados para o aprendizado de organização e de estratégias.

Dominar a internet e as tecnologias é um dos requisitos básicos do mercado. Afinal, o público está cada vez mais conectado e as estratégias online são ótimas ferramentas para a divulgação e aproximação do público. Se você é uma garota antenada, conectada e boa de papo tem tudo para gostar de área!

O salário inicial de um Relações Públicas é de R$ 1.685, segundo o Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo.

 

Continua após a publicidade
Publicidade