O que faz um profissional de audiovisual?

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 01h03 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

Ele é o responsável por tudo que envolve um filme, um programa de rádio ou de televisão . É por isso que em algumas faculdades, esse curso ganha o nome de Rádio e TV ou Cinema. Um profissional de audiovisual aprende a criar projetos, coordenar, dirigir, produzir, roteirizar, editar imagens ou som, cuidar da fotografia (definindo iluminação e ângulos) de um filme e até mesmo operar os aparelhos usados na produção.

Quem entra em audiovisual normalmente pode optar por uma formação tecnológica – mais técnica e focada na prática – ou por uma formação mais teórica – que costuma fazer parte da área de Comunicação Social (como jornalismo ou relações públicas ). Mesmo optando pelo curso mais teórica, os alunos costumam colocar a mão na massa durante os quatro anos de graduação, produzindo programas, filmes ou curta-metragens como trabalho de conclusão de curso.

Com o diploma essa formação, é possível trabalhar em agências publicitárias, produtoras de cinema, emissoras de rádio e televisão e fazer desde novelas a materiais de apoio para empresas e órgãos do governo. Com o crescimento das mídias digitais, a internet e o celular também são um campo em crescimento e muito favorável para quem pensa em seguir na carreira.

O salário inicial de um assistente de produção é de R$ 1.074,05 por semana, de acordo com o STIC (Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual).

 

Continua após a publicidade
Publicidade