Continua após publicidade

O que é xamanismo, sua origem, os rituais e os animais de poder

Este universo é repleto de simbolismos profundos, com intuito de harmonizar as nossas vidas

Por Personare Atualizado em 30 out 2024, 15h44 - Publicado em 28 jul 2022, 06h00
Xamanismo
Nos rituais xamânicos, se utiliza o poder das pedras, plantas e animais, evocando energias que provêm de ancestrais para realizar a cura Getty Images/Getty Images

Você já ouviu falar em Xamanismo? Talvez você associe à bruxaria, rituais, magia e religião, ou então pense que é algo distante e até que seja um mito. Na verdade, é tema místico e existe há muuuitos anos. Neste artigo, a Adriana Feijó, especialista em Xamanismo do Personare, conta tudo sobre Xamanismo!

O que é Xamanismo?

Criado por antropólogos, o termo Xamanismo se refere a um conjunto de práticas ancestrais, em que a natureza, os animais, as plantas, as pedras, o universo e o planeta são vistos como sagrados, divindade ou espíritos de luz.

É a mesma cultura de honrar os saberes ancestrais que ocorre entre os esquimós, entre os índios da América do Norte, da América Central e da América do Sul, além de Oceania, Austrália e Ásia.

Qual a origem do Xamanismo?

O Xamanismo não pertence unicamente a um determinado povo ou cultura. Existem traços dele em todas as religiões, pois as práticas emergiram no período paleolítico e foram se desenvolvendo junto com a capacidade de compreensão do ser humano.

Assim, vários povos, de diversas partes do planeta, buscavam em elementos da natureza uma conexão espiritual, por isso mesmo não temos uma origem e local precisos quanto ao surgimento do xamanismo.

É praticado ainda hoje?

Sim! Inclusive, as práticas xamânicas estão crescendo em função da necessidade de equilibrar os interesses das pessoas por tecnologias, sem deixar de lado a conexão e os cuidados com a natureza.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o xamanismo está ressurgindo como um modo de harmonizar as relações com o que é divino, com a natureza, com o universo.

Xamanismo é ligado a alguma religião?

Não! O xamanismo não é uma religião, pois trata-se de um conjunto de rituais muito antigos, como danças e canções, além do uso de substâncias psicoativas encontradas em ervas e palavras usadas para evocar espíritos aliados.

O que são Rituais Xamânicos?

O ritual xamânico pressupõe a presença de um líder com maior conexão espiritual conhecido como xamã, que é uma pessoa que apresenta um estado expandido de consciência. Na cultura indígena brasileira, o pajé desempenha a função do xamã, e as práticas são as mesmas, com pequenas variações culturais.

Nos rituais xamânicos, se utiliza o poder das pedras, plantas e animais, evocando energias que provêm de ancestrais para realizar a cura, transformações emocionais e crescimento na vida das pessoas. Para isso, são utilizados instrumentos de poder, como círculos, totens, danças, meditações, etc.

Conheça aqui alguns rituais xamânicos que ajudam na cura interna, pois limpam nosso campo vibratório e equilibram nossa aura e chakras.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre Xamanismo

Cristais

A ciência já comprovou que os cristais são os melhores condutores, receptores e amplificadores de energia (Saiba aqui como usar cristais no dia a dia). No Xamanismo, eles são utilizados para ajudar no crescimento espiritual e trazer energia positiva aos locais e às pessoas. Assim, penetramos com mais clareza e profundidade em nosso mundo interior.

Animais de Poder

O animal de poder ou animal espiritual é a representação de um guia espiritual. Os animais de poder aparecem para chancelar o que você está vivendo ou para alertar sobre a mudança necessária que devemos realizar em nossas vidas. Sempre que você sentir que precisa desenvolver em você alguma qualidade, talento ou virtude ou poder, você pode chamar por esses guardiões de acordo com a sua necessidade no momento.

Conheça alguns dos Animais de Poder do Xamanismo:

  • Cobra: possui uma sensibilidade impressionante, além de ter seu corpo quase totalmente em contato com a terra o tempo todo. Possui o dom da transformação (da troca de pele), do bote certo no alvo, de administrar seu veneno e de estabelecer limites.
  • Lobo: representa o mestre, aquele que ensina. O lobo tem uma forte relação com o coletivo, com a própria matilha. Ao mesmo tempo, tem um aspecto solitário, uivando para a Lua (as emoções, o feminino, as outras dimensões), com quem vai aprender para poder compartilhar com o grupo.
  • Cavalo: a força e a capacidade de trabalho, a velocidade, a virilidade e a lealdade.
  • Coruja: a profundidade, o oculto, o inconsciente. A coruja também está relacionada ao professor, ao Conhecimento (oculto) e à Sabedoria.
  • Golfinho: possui o poder e a magia de canalizar o que o outro está sentindo. Traz a alegria, a inteligência, equilíbrio, capacidade de mergulho interno trazendo para o exterior de forma leve estes conteúdos.
  • Leão: simboliza o Sol, a expansão da Luz, força, beleza, poder, justiça e liderança.
  • Borboleta: simboliza a transformação, beleza, leveza, mudança radical na vida, expressão total do potencial e da beleza e magia.
  • Águia: é a grande mensageira, nos informa o que vem no caminho, pois possui o dom da visão, nos deixando preparados para o que virá.

Plantas de Poder

No geral, as plantas servem para equilibrar o ambiente e a nós mesmos, outras têm propriedades curativas. As plantas de poder, também chamadas de plantas mestras, são usadas dentro de algumas cerimônias xamânicas. Quando utilizadas com orientação, funcionam como instrumentos de expansão de consciência, pois podemos acessar conteúdos até então inconscientes ou até mesmo interagir com a dimensão espiritual.

As plantas de poder mais conhecidas e utilizadas no xamanismo são:

  • Tabaco, desde que sem nenhum aditivo químico, inclusive o vício do cigarro não é aceito
  • Chacrona e o Jagube, que compõe a Ayahuasca
  • Peyote, que é um cacto originário da América Central
  • Wachuma ou San Pedro, um cacto originário da região dos Andes e é utilizada para cura e experiências de visão, assim como a Ayahuasca e o Peyote
  • Jurema, também conhecida como Jurema-preta, que é feita com a raiz desta árvore, é utilizada tradicionalmente para fins medicinais e em cerimônias religiosas.
Continua após a publicidade

O que é Tarot Xamânico?

O Tarô Terapêutico Xamânico une o espírito do Tarot tradicional e a sabedoria dos Povos Nativos, e tem a função de trazer cura em quatro aspectos: espiritual, emocional, mental e físico. É uma ferramenta que funciona como um guia, trazendo clareza sobre os caminhos a seguir.

O que é Reiki Xamânico?

O Reiki Xamânico é uma terapia que alia a energia divina do Reiki (energia masculina) com a energia da Terra (energia feminina). Assim como o Reiki tradicional (entenda tudo sobre aqui), a energia é enviada através da imposição das mãos de um terapeuta e atua nos corpos físico, mental, emocional e espiritual, promovendo bem-estar, relaxamento, equilíbrio dos chakras e liberando questões desses planos.

Entenda aqui como o Reiki Xamânico pode ser usado em prol da saúde, ajudando a combater doenças.

O Universo Xamânico é repleto de simbolismos profundos, com intuito de harmonizar e enriquecer nossas vidas. Que tal colocar alguns desses ensinamentos em prática? 

Publicidade