O que é Terapia Ocupacional?
Na terapia ocupacional, o profissional estimula seus pacientes em atividades que o ajudem a superar problemas físicos, mentais ou emocionais. Por exemplo: acompanha crianças com problemas de aprendizagem em sua inclusão na escola ou ajuda um adulto desempregado a voltar ao mercado de trabalho. Reabilitar e a adaptar socialmente seus pacientes, desenvolvendo […]
Na terapia ocupacional, o profissional estimula seus pacientes em atividades que o ajudem a superar problemas físicos, mentais ou emocionais. Por exemplo: acompanha crianças com problemas de aprendizagem em sua inclusão na escola ou ajuda um adulto desempregado a voltar ao mercado de trabalho. Reabilitar e a adaptar socialmente seus pacientes, desenvolvendo a autoconfiança deles, é o objetivo de terapeuta ocupacional.
É possível trabalhar em creches, escolas, asilos, hospitais, centros de reabilitação, empresas, escolas, dar aulas, fazer pesquisas e trabalhar com todas as faixas-etárias, desde recém-nascido até idosos. A tarefa de quem se gradua em terapia ocupacional é ajudar no bem estar e no desenvolvimento dos pacientes.
O curso tem duração de quatro anos e tem matérias tanto de saúde, como anatomia, fisiologia e biologia, quanto relacionadas a ciências humanas, como ética e psicologia, assim o estudante consegue entender o corpo humano por completo. Na faculdade, há estágio obrigatório em comunidades, hospitais, asilos. O salário inicial de um formado é de R$ 1.670 em uma carga horário de 30 horas semanais.
Se você é uma garota que se empenha em ajudar as amigas naquela matéria mais difícil na escola, que esta disposta a ouvir e entender sua best quando ela está tristinha e está sempre pronta a dar uma força para os outros, esta é uma carreira que tem tudo a ver com você!
Fonte: Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2011 e FENAFITO