Continua após publicidade

O que é camisinha e como utilizar da maneira correta

Confira dicas para saber o tamanho e melhor modelo de camisinha para comprar, além do passo a passo de como colocar e tirar o preservativo com proteção

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h13 - Publicado em 11 out 2023, 21h29

Todo mundo já escutou que é MUITO importante usar camisinha para se proteger na hora do sexo. Afinal, além de evitar uma gravidez indesejada, ela é o método contraceptivo mais eficaz contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Ainda assim, muita gente negligencia o uso. Já discutimos aqui na CAPRICHO os dados de uma pesquisa que aponta que a nossa galera está tendo relações sexuais cada vez mais cedo, mas o uso de camisinha tem caído nos últimos anos. Isso é bem preocupante, diga-se de passagem!

Por isso, informação e conscientização é a chave para esse cenário mudar. Vamos responder dúvidas que sempre aparecem relacionadas ao uso da camisinha.

O que é camisinha?

Um dos métodos mais conhecidos e acessíveis, a camisinha é um espécie de “capa”, geralmente feita de látex, que é ajustada ao pênis antes da relação sexual.

Continua após a publicidade

Como colocar a camisinha?

A camisinha deve ser colocada no início da relação sexual, quando o pênis estiver ereto. Depois siga estes passos:

  • Segure na ponta da camisinha e tente desenrolar um pouco, para identificar o lado correto. Caso a camisinha não desenrole, vire a ponta para o outro lado;
  • Coloque a camisinha na cabeça do pênis, apertando na ponta da camisinha para impedir a entrada de ar;
  • Desenrole a camisinha até a base do pênis. Depois, segurando na base do preservativo, puxe ligeiramente a ponta para criar um espaço entre o pênis e a camisinha;
  • Aperte bem o espaço criado na ponta da camisinha para retirar todo o ar.

Já a camisinha feminina parece a masculina, só que é mais larga. Em uma ponta, tem um tipo de esponja, que mantém a camisinha no lugar na hora da transa. Na outra, tem um anel, por onde entra o pênis. Você deve introduzi-la dentro da vagina, como se fosse um absorvente interno (o conhecido OB).

Agora que te demos essa passo a passo, que tal testar seus conhecimentos sobre o tema? Faça o teste aqui.

Como tirar a camisinha?

É fácil. Após a ejaculação, retire a camisinha com o pênis ainda ereto e feche com a mão a abertura para evitar que o esperma saia. Dê um nó pequeno no meio do preservativo e jogue no lixo.

Continua após a publicidade

Quais cuidados devemos ter com a camisinha?

Para que a eficiência da camisinha seja garantida o máximo possível, é necessário ter alguns cuidados, viu? Anota aí!

  • Antes de usar qualquer um dos dois tipos de camisinha, masculina ou feminina, é importante verificar se o produto está dentro do prazo de validade e se a parte externa não está danificada com rasgos ou furos, ok?
  • Nada de abrir a embalagem com os dentes ou com a tesoura para não correr o risco de furá-la;
  • Na hora de colocar, cuidado para não deixar ar na ponta da camisinha;
  • Nunca tente usar duas camisinhas masculinas ao mesmo tempo achando que isso vai te proteger mais, porque o risco de romper e falhar é muito grande! Também não se deve usar camisinha feminina e masculina simultaneamente;
  • Troque de camisinha a cada relação, porque não dá para reaproveitar uma que já esteja usada, viu?

Como saber o tamanho da camisinha?

É importante saber que o diâmetro é a principal referência trazida nas embalagens de camisinha masculina. A medida convencional é a de 52 mm de largura, mas existem modelos para diferentes tamanhos, como o:

  • Teen de 49 mm;
  • Extra de 55 mm;
  • Extra large de 58 mm;

Caso ainda não tenha encontrado o tamanho certo para você, vale testar as diferentes opções. Lembrando que a camisinha deve ficar justa, nem apertada que causa desconforto nem larga. há risco de vazar na hora da ejaculação ou até sair durante a relação sexual. 

Tem alguma dúvida sobre camisinha além dessas? Mande para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade