Continua após publicidade

O que é a trend do ‘bed rotting’? Ela pode ser considerada um autocuidado?

Parte da nossa galera tem defendido o hábito de ficar muito tempo na cama, sem fazer nada, como uma prática saudável. Será?

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h10 - Publicado em 3 nov 2023, 10h00

Você já ficou na cama o dia todo, sem fazer nada ou quase nada? Esse hábito virou trend no TikTok e ganhou o nome de “bed rotting”. Trata-se de passar muito tempo na cama mexendo no celular, assistindo à televisão ou comendo.

Uma galera jovem na gringa tem defendido nas redes sociais que isso é, na verdade, um ótimo momento de autocuidado, para relaxar e descansar do estresse do dia a dia. Será mesmo? Vamos discutir sobre isso hoje. Vem entender!

@carlyincontro

♬ original sound – Angie

 

Enrolar na cama pode ter benefícios, sim

Em entrevista ao site americano Health sobre o tema, especialistas falaram de um lado positivo do “bed rotting”. A psicóloga Courtney DeAngelis, do Columbia University Irving Medical Center, por exemplo, defendeu que a prática, em pequenas doses, pode acalmar o corpo e ajudar a aliviar o estresse, após longas horas de trabalho e estudo, por exemplo. Ela pode ser uma forma de “recarregar as baterias”, segundo a especialista.

A psicóloga Nicole Hollingshead, do Ohio State University Wexner Medical Center, ressaltou na reportagem que a sociedade glorifica ser produtivo e estar ocupado o tempo todo. “Isso pode fazer com que nos sintamos esgotados e não nos permitir tempo para descansar ou recarregar as energias sem rotular isso como ‘preguiça’”, afirmou ao Health. Nesse sentido, de acordo com ela, o “bed rotting” pode ajudar as pessoas a sentirem que têm permissão para ficar deitadas sem se sentirem culpadas.

Continua após a publicidade

Mas vale ressaltar que esses benefícios se referem à prática feita de maneira equilibrada, com um tempo determinado e sem exagero, certo?

Passar o dia TODO na cama também não é legal, viu? E nem vai te fazer se sentir descansado, sabia? Uma dos principais problemas apontados por especialistas em relação ao “bed rotting” é o prejuízo no sono dos jovens. Isso porque o uso do celular é muito frequente nesse momento e a luz emitida pelas telas dos aparelhos inibe fortemente os níveis de melatonina produzidos pelo nosso organismo – sendo que essa é justamente a substância responsável por nos mandar o recado de que é hora de dormir.

Se você precisa relaxar, que tal praticar algum esporte só por diversão ou dar uma caminhada ao ar livre “sem pensar em nada”? Vai ser bem relaxante também e saudável, ainda por cima!

Publicidade