O que é a Terapia Comportamental Dialética, que salvou Selena Gomez

Em entrevista, cantora relatou que a TCD a ajudou, principalmente, a lidar com comentários sobre seu corpo que ainda circulam nas redes

Por Mavi Faria 13 set 2025, 13h00
A

batalha de Selena Gomez contra o lúpus, doença autoimune diagnosticada há 10 anos, e pelo cuidado de sua saúde mental após o diagnóstico de bipolaridade não são desconhecidos pelo público. Contudo, pela primeira vez, a cantora detalhou não só como os comentários negativos sobre sua oscilação de peso a afetam, mas também como a Terapia Comportamental Dialética (TCD) teve grande influência na forma que ela lida com sua própria imagem.

Em entrevista de capa para a revista norte-americana Allure, a cantora explicou que a TCD lhe ensinou a entender o porquê de certos sentimentos a atingirem, de onde eles vêm e quais situações ela lembra a partir de quais gatilhos. O principal exemplo que ela deu foi a questão do peso. “Fui afetada por uma pessoa dizendo que eu estava gorda. Por que essa [emoção] está vindo à tona?”, conta a cantora, ao demonstrar um diálogo que tem consigo mesma quando acontece uma situação e sentimentos ruins vêm à tona.

Selena deixa claro que comentários sobre seu corpo são “muito sensíveis para ela”, que já lidou com questões de peso diversas vezes ao longo da vida. É por isso que conversas como a que ela mostrou não são só um exemplo, mas sim uma realidade constante que ainda a afeta. A partir das ferramentas da Terapia Comportamental Dialética, ela conta que passou a pensar “ah, agora eu entendo, isso vem daquela vez em que eu estava passando por alguns problemas médicos e ganhei peso”, por exemplo.

Mas o que exatamente é a TCD?

A Terapia Comportamental Dialética é uma vertente da Terapia Cognitivo-Comportamental, que, com o intuito de identificar os padrões de pensamentos ruins e gatilhos que induzem o paciente ao sofrimento psíquico, foca nos pensamentos, nas emoções e nos comportamentos. 

Continua após a publicidade

Já no caso da TCD, o foco principal é proporcionar, ao paciente, ferramentas para lidar com suas emoções muito intensas e desequilibradas. A terapia foi elaborada especialmente para auxiliar pacientes com Transtorno Borderline — condição psiquiátrica que possui muitas similaridades com o Transtorno Bipolar — que possuíam alterações emocionais significativas.

É uma terapia que busca ajudar o paciente a aceitar sua realidade e seus comportamentos, e a como lidar com eles da melhor forma possível. Para isso, o método é instigá-lo a entender o porquê de seus sentimentos e pensamentos se apresentarem da forma que o fazem, quais os gatilhos e quais memórias são lembradas nestes momentos.

Profissionais ouvidos pela Allure explicam que um dos métodos é oferecer ao paciente cartões que podem ser retirados e consultados quando certas emoções surgem, para que eles sejam guiados a se questionarem sobre o pensamento e a entenderem de onde ela vem e o que significa. Por ser uma terapia que exige o olhar para dentro de suas emoções, necessita que o paciente esteja disposto a ser verdadeiro consigo mesmo — e parece que essa foi uma das dedicações de Selena nos últimos anos.

Continua após a publicidade

E você, já tinha ouvido falar na Terapia Comportamental Dialética?

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade