No Rio, Malala vê jogo da Copa em bar e homenageia Marielle Franco

Malala Yousafzai está tão feliz de comemorar seu aniversário de 21 anos no Brasil que até criou uma conta pessoal no Instagram para celebrar!

Por Isabella Otto - Atualizado em 12 jul 2018, 11h52 - Publicado em 12 jul 2018, 11h46

A passagem de Malala Yousafzai pelo Brasil está rendendo ótimos momentos para nós, brasileiros, e para a paquistanesa. A aniversariante do dia, que comemora 21 anos de idade nesta quinta-feira, 12, está no Rio de Janeiro, conhecendo histórias de jovens que estão mudando o mundo, praticando seu ativismo e coletando material para sua fundação, a Malala Fund.

Na tarde da última quarta, 11, a muçulmana promoveu um bate-papo no Twitter e, quando questionada sobre inspirações brasileiras, citou Marielle Franco, morta no centro do Rio de Janeiro na noite de 14 de março, enquanto voltava de um evento de empoderamento de meninas negras junto com o motorista Anderson Gomes, também assassinado. “Como ativista, sei que ela inspirou muitas mulheres e garotas brasileiras e sei que elas levarão seu legado adiante”, escreveu Malala no Twitter.

Também no Rio, a jovem desenhou um retrato de Marielle em um muro e assistiu ao jogo da Copa do Mundo entre Inglaterra e Croácia em um tradicional bar carioca, na companhia de amigos e do pai, Ziauddin Yousafzai.

Instagram Stories/Luisa Dörr/Reprodução

Poucos dias antes, Malala mergulhava de cabeça na cultura de Salvador, na Bahia, onde visitou o Pelourinho, amarrou fitinha do Senhor do Bonfim no chafariz do Largo do Terreiro de Jesus e até se aventurou na percussão junto com o Olodum. “Eu amei Salvador! Nós passamos ótimos momentos andando pelas ruas, conhecendo pessoas, aprendendo sobre suas histórias e ouvindo músicas incríveis!”, contou Malala em seu Twitter pessoal.

Continua após a publicidade

Aliás, a viagem ao Brasil incentivou a muçulmana a criar um Instagram pessoal. Antes, a ativista e sua equipe postavam apenas no @MalalaFund. “Oi, Instagram! Estou tão feliz de celebrar meu aniversário de 21 anos no Brasil!”, escreveu em sua primeira publicação.

View this post on Instagram

Hi, Instagram! So happy to be celebrating my 21st birthday in #Brazil!

A post shared by Malala (@malala) on

Na última segunda-feira, 9, Malala Yousafzai participou de um evento fechado em São Paulo, em que falou sobre educação e empoderamento feminino. No Brasil, ela anunciou o apoio a três ativistas: Denise Carreira, Sylvia Siqueira Campos e Ana Paula Ferreira de Lima. “Eu sempre digo às garotas para não pensarem que elas precisam ser adultas para serem líderes. As garotas deveriam dizer às suas lideranças aquilo que precisam para alcançar seus objetivos e continuar usando suas vozes até serem ouvidas. Nunca desista!”, deu o recado para as meninas brasileiras.

Parabéns, Malala! Pelo aniversário, é claro, e por quebrar antigos tabus religiosos e patriarcais nas pequenas atitudes do dia a dia.

Continua após a publicidade
Publicidade