Nasa inicia missão que deve enviar primeira astronauta mulher à Lua

No total, doze pessoas já pisaram na Lua, mas somente homens.

Por Amanda Oliveira - 20 Maio 2019, 15h30

Há 50 anos, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. O marco aconteceu durante a missão Apollo, responsável por levar os primeiros seres humanos ao satélite em 1969. Ao todo, cerca de 12 pessoas já tiveram a oportunidade de viajar à Lua. Nenhuma delas, contudo, era uma mulher. Mas isso, finalmente, está prestes a mudar.

Missão que fará a primeira mulher pisar na Lua deve acontecer em breve. gorodenkoff/Getty Images

Recentemente, a Nasa anunciou a missão Ártemis, que planeja enviar uma astronauta mulher pela primeira vez à Lua. O nome escolhido homenageia a deusa grega representante da Lua e irmã gêmea de Apollo, que batizou a primeira missão. A viagem está marcada para acontecer em 2024. De acordo com o anúncio feito pela agência espacial, além de levar a primeira mulher, a próxima viagem também levará o 13º homem a pisar na Lua.

Na missão batizada com base na mitologia grega, a espaçonave escolhida carrega o nome de Orion, companheiro de caça da deusa Ártemis e o único homem por quem ela sentiu alguma atração durante sua vida. Para que tudo dê certo até 2024, a Nasa espera um aumento orçamentário de 1,6 bilhão de dólares do governo norte-americano. Segundo a agência espacial, o principal objetivo da missão é estudar as possibilidades de colonização da Lua. Depois disso, o próximo plano é enviar astronautas para Marte, mas isso deve acontecer apenas por volta de 2030.

Assim como aconteceu em 1969, a missão deve representar um marco histórico para a ciência dos Estados Unidos e do mundo. “Tenho uma filha de 11 anos e quero que ela possa se ver no mesmo papel que as próximas mulheres que vão à Lua têm hoje“, disse o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, em comunicado.

Que essa seja a primeira mulher de muitas, mas sem esquecer que o placar geral ainda terá 13 homens ao lado de apenas 1 astronauta feminina na história.

Continua após a publicidade
Publicidade