Na trend ‘propagandas que não caio’, Geração Z deixa claro o seu valor
Tendência pode até parecer ter sido abraçada por todo mundo, mas a nossa galera mostra que sabe se posicionar sobre o que não concorda.

os Labubus até a febre das corridas, as tendências de comportamento, assim como de moda e beleza, rapidamente viralizam e se tornam ou um objeto de desejo de consumo, ou um hábito a ser copiado.
Nas redes sociais, por exemplo, não é difícil encontrar vídeos de pessoas abrindo os seus acessórios de monstrinho ou compartilhando as rotinas de treino na corrida. Mas, você já parou para pensar que, nem todas essas tendências são, necessariamente, legais de serem seguidas?
O aspecto de comunidade oferecida pelas redes ao seguir e concordar com algo que está viral, pode fazer com que o aspecto negativo de alguma trend não fique aparente.
Mesmo assim, nossa galera da Geração Z parece estar atenta, sem se deixar levar por tudo que viraliza e ainda consciente de que é importante se posicionar contra o que você não acredita.
A partir disso, nasceu a trend ‘propagandas que eu não caio’, um meio da nossa galera mostrar as tendências que não são tão legais assim e que ela não vai aderir.
A trend, que já se popularizou por aí e até se transformou em uma outra com o título ‘propagandas que eu caio’, mais em tom de comédia, é uma forma inteligente, antenada e perspicaz da gen z se manifestar politicamente em um ambiente conhecido por elas, das redes sociais, ao mesmo tempo que levanta pautas que precisam ser ditas. E tudo isso com uma foto ou vídeo de fundo, com a lista das ‘propagandas’ na frente.
A cantora Clarissa Muller, por exemplo, entrou na trend e estabeleceu que, entre as propagandas que ela não cai, estão: o remédio emagrecedor Ozempic, separar o artista da obra, coque de clean girl, desenho ‘fofinho’ de IA, gummy e todo mundo tem que empreender.

Já para a Jéssica Cipriano, o próprio Labubu entra na lista, ao lado de matchá, correr uma maratona, banheira de gelo, harmonização facial, acordar quatro da manhã para ser produtiva e até o Team Jeremiah, de O Verão que Mudou Minha Vida.
@jessicaccipriano that’s it 🙃 #trend #labubus #matcha #tsitp
♬ I think about it all the time featuring bon iver – Charli xcx & Bon Iver
Por meio desses posicionamentos políticos, a galera está conseguindo trazer reflexões sobre comportamentos que nem sempre são discutidos de forma honesta, além de te mostrar que, por mais viral que seja a tendência, nem todo mundo concorda com ela e a segue – ainda bem, porque são os jeitos, gostos e particularidade que nos fazem único. Por meio dos vídeos, você também pode perceber se aquela pessoa que você segue compartilha dos mesmos ideais que você, ou, ainda, começar a questionar se aquela tendência que você aderiu realmente faz sentido ou bem para você.
O viral fez tanto sucesso que até profissionais de áreas específicas começaram compartilhar as próprias propagandas repercutidas no seu meio. Em um dos vídeos, uma jovem trabalha em um meio corporativo e elenca que não cai nas propagandas que afirmam “somos uma família”, “respeitamos sua individualidade” e nas “pesquisas de clima anônimas”.
@isadorarlb Propagandas que eu não caio versão corporativa: #carreira #corporatelife
@hannahnorthcott Propaganda I keep telling myself I’m not falling for… Who else? 🙋♀️ #Relatable #NotFallingForIt #PropagandaChallenge #RelatableAF #ThirtySomethingVibes #TrendyButNope #AdultingFails #CleanGirlWho #LifestyleHumor #TikTokTrends #MillennialMood #SelfAware #GuiltyPleasures #mood
♬ I think about it all the time featuring bon iver – Charli xcx & Bon Iver
@polinaaurelia genuinely worried #propaganda #genz #fyp #viral
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@lailahasanovic 🙂↔️
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E você, quais são as propagandas que você não cai?