#MilkCrateChallenge: desafio é banido do TikTok por figurar risco de morte

"Você também corre o risco de cair, bater a cabeça, quebrar o pescoço e ficar paralisado", alertam médicos

Por Isabella Otto 27 ago 2021, 10h43
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Será que algumas tecnologias estão desestimulando nossa capacidade de pensar e aprender, quando deveria ser exatamente o contrário? Um novo viral, que faz parte daqueles desafios mortais das redes sociais, foi banido recentemente do TikTok por representar riscos gravíssimos àqueles que o praticam, conforme comunicado do aplicativo. Intitulado #MilkCrateChallenge (ou #DesafioDaCaixaDeLeite, em tradução livre), ele pode ser explicado da seguinte maneira: engradados plásticos são empilhados para formar uma espécie de obstáculo para a pessoa que em seguida o percorrerá.

Prints de vídeos do Desafio da Caixa de Leite, em que pessoas andam sobre engradados plásticos empilhados
YouTube/TikTok/Reprodução

“Você corre o risco de cair e bater a cabeça, quebrar o pescoço e ficar paralisado. Pode lesionar o pulso também. Julgo que é apenas um desafio bobo, que as pessoas estão fazendo porque é justamente estúpido”, disse o médico Chad Cannon, da Universidade do Kansas, em entrevista à agência France-Presse. Muitos dos vídeos postados na hashtag, que já tinha mais de 15 milhões de publicações, tinham títulos sensacionalistas, como: “#MilkCrateChallenge, mas com um pescoço quebrado”. No caso em questão, a moça que participa do desafio nem o termina com ferimentos, mas vale tudo por uma visualização a mais, certo?

Neste outro vídeo postado, o cara não teve tanta sorte e acaba sofrendo uma fratura séria na perna ao desabar junto com as caixas de leite:

Outra questão que levou ao banimento da trend é que, segundo especialistas, o desafio estava causando ferimentos que levavam às pessoas a procurar hospitais em um período pandêmico, sendo que elas poderiam estar em casa, em segurança, se não fossem tentar andar sobre engradados plásticos só para ~ir na onda~. “Com as hospitalizações por Covid-19 aumentando no país [EUA], verifique se o hospital mais próximo de vocês tem leitos disponíveis antes de tentar o #MilkCrateChallenge“, postou no Twitter o Departamento de Saúde de Baltimore.

Continua após a publicidade

Sem contar que algumas pessoas estavam comprando um monte de caixas de plástico para “estragar”, sem qualquer outra finalidade mais consciente. Alguns virais são inofensivos e divertidos, mas outros são de uma estupidez sem tamanha, que nos fazem questionar o porquê de seres humanos, com seus polegares opositores flexíveis e seus cérebros extraordinários, se submeterem a desafios como esse. Por falta do que fazer? Adrenalina? Pura diversão? Likes? Sensação de pertencimento?

O TikTok proíbe conteúdo que promove ou glorifique atos perigosos. Removemos os vídeos e direcionamos as pesquisas para nossas diretrizes da comunidade, para desencorajar tal conteúdo. Incentivamos todos a ter cautela em seu comportamento, dentro ou fora da internet”, posicionou-se a empresa.

Continua após a publicidade
Publicidade