Michelle Obama conta como sobreviveu à faculdade: ‘tarefa difícil’

Se a Michelle falou, quem somos nós para discordar, né?

Por Isabella Otto - 25 Maio 2018, 12h05

Uma vez dentro da faculdade, será preciso superar obstáculos nunca antes superados – e não estamos falando apenas do TCC. É uma fase complicada para todo mundo. Para alguns, mais. Para outros, menos. Mas a insegurança de viver uma experiência nova, em um lugar novo, assusta qualquer pessoa. E assustou também Michelle Obama, a ex-primeira dama dos Estados Unidos! No Instagram, a advogada e escritora norte-americana postou um desabafo sobre os tempos em que era universitária para inspirar estudantes do mundo todo.

Chip Somodevilla/Getty Images

“Essa sou eu em Princeton no começo dos anos 80. Eu sei que ser calouro na faculdade pode ser assustador, porque foi para mim. Eu era negra e vinha de um colégio de bairro de Chicago, enquanto os estudantes de Princeton eram, em sua maioria, brancos e da alta sociedade. Eu nunca tinha me destacado em uma multidão pela minha cor de pele“, revelou Michelle, mostrando que, para algumas pessoas, toda a experiência da faculdade pode ser ainda mais desafiadora.

A 44ª primeira-dama dos EUA, sendo a primeira negra a assumir o cargo, contou o que a motivava a ir para a aula: os amigos. “Ir para a faculdade é uma tarefa difícil, mas todos os dias eu conheci pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela educação, como aconteceu comigo”, escreveu. Ela ainda completou dizendo que fez um monte de amigos próximos na época e teve a sorte de encontrar um professor que a encorajava a ser quem ela era. Afinal, uma das maiores belezas da vida é poder ser quem você é.

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

This is me at Princeton in the early 1980s. I know that being a first-generation college student can be scary, because it was scary for me. I was black and from a working-class neighborhood in Chicago, while Princeton’s student body was generally white and well-to-do. I’d never stood out in a crowd or a classroom because of the color of my skin before. But I found close friends and a mentor who gave me the confidence to be myself. Going to college is hard work, but every day I meet people whose lives have been profoundly changed by education, just as mine was. My advice to students is to be brave and stay with it. Congratulations to the Class of 2018! #ReachHigher

A post shared by Michelle Obama (@michelleobama) on

Viu só? Não foi fácil para a Michelle Obama, e talvez não seja assim tão fácil para você também, mas, juntas, nós vamos chegar lá!

Publicidade