MEC decide anular uma questão de matemática do Enem 2018

A questão cancelada já havia sido usada em outro vestibular

Por Amanda Oliveira - 13 nov 2018, 14h01

O Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem) terminou no último domingo, com as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Contudo, nesta segunda-feira, 12, o Ministério da Educação anunciou que uma questão do caderno de Matemática será cancelada porque já havia sido usada em um outro vestibular brasileiro.

Divulgação/Divulgação

A decisão de anular a questão aconteceu após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar que ela também havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2013. Os requisitos de ineditismo e sigilo do exame impedem que sejam usadas questões já conhecidas pelos alunos, seja por terem sido vazadas ou usadas em outra prova.

Após anular a questão, o Ministério informou que fará uma investigação para apurar os responsáveis, o que pode significar um processo administrativo, cível e até criminal. “A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, a questão foi utilizada no vestibular da própria Universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido”, informou o Inep em comunicado.

A questão anulada é a de número 150 dos cadernos de cor amarela, laranja e verde. No caderno azul, é a 163. No cinza, a 170. E no rosa, 180. Confira:

Continua após a publicidade
Reprodução/Reprodução

Avise seus amigos!

 

Publicidade