MEC autoriza que 30% do ensino médio seja feito a distância | Capricho

MEC autoriza que 30% do ensino médio seja feito a distância

A medida está inclusa nas novas diretrizes do ensino.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 21 nov 2018, 13h23 - Publicado em 21 nov 2018, 13h18

Nesta terça-feira, 20, o Ministério da Educação (MEC) decretou as novas diretrizes do ensino médio. De acordo com o documento, o órgão permitirá que uma parte do ensino seja realizada a distância. A medida, contudo, será opcional.

Reprodução/Getty Images

Segundo o texto aprovado no início deste mês, os alunos poderão fazer até 20% das horas obrigatórias do ensino médio em cursos diurnos (durante o dia) a distância. Já nos cursos noturnos, a porcentagem sobe para 30%. Esta diferença acontece porque os alunos que estudam durante a noite enfrentam mais dificuldades, como trânsito e até a falta de tempo para conciliar trabalho e estudos.

A educação a distância também será implementada em 80% das carga horária na modalidade de EJA (Educação para Jovens e Adultos), específica para alunos que não se formaram no tempo previsto e desejam obter o diploma mais tarde.

  • É opcional. Dependerá da aprovação do conselho estadual de cada um dos estados“, disse Rossieli Soares, atual Ministro da Educação. De acordo com as diretrizes, as atividades do ensino a distância podem ser online ou até sem o suporte tecnológico digital.

    A medida está inclusa na reforma do ensino médio, aprovada em 2017. Contudo, só passará a valer após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular. A implementação tem um prazo de dois anos.

    Será que vai funcionar?

    Continua após a publicidade
    Publicidade