Marta se torna a maior artilheira da história das Copas do Mundo

Com gol marcado em jogo contra a Austrália, a craque brasileira se tornou a única jogadora a marcar gol em 5 edições de Copa do Mundo.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 13 jun 2019, 19h43 - Publicado em 13 jun 2019, 15h35

Na tarde desta quinta-feira, 13, na França, o Brasil enfrentou sua segunda seleção adversária na primeira fase da Copa do Mundo de Futebol Feminino: a Austrália. O jogo não acabou como a torcida brasileira esperava, mas a partida serviu para voltarmos a ver nossa melhor do mundo brilhar novamente nos gramados. Após ter sofrido uma lesão e ficado de fora do confronto contra a Jamaica, Marta foi escalada no time titular e marcou um gol de pênalti, ainda no primeiro tempo.

Com 16 gols, Marta é a jogadora com mais gols na história das Copas do Mundo Elsa/Equipa/Getty Images

Com o pênalti muito bem batido, Marta ultrapassou o recorde de Ronaldo (15 gols) e se igualou ao jogador alemão Miroslav Klose na artilharia da história das Copas do Mundo. Ninguém marcou mais que os dois: cada um carrega o saldo de 16 em edições do torneio. Se Marta fizer mais um gol na próxima partida do Brasil, contra a Itália, ultrapassará Klose e se isolará em primeiro lugar na lista de homens e mulheres que marcaram gols em Copas. Atualmente, Klose é treinador e não atua mais como jogador de futebol.

Além disso, Marta também se tornou a primeira e única jogadora, entre homens e mulheres, a fazer gol em cinco edições diferentes de Copa do Mundo. Ela participou do torneio pela primeira vez em 2003 (3 gols), quando tinha 17 anos. Depois, também disputou as edições de 2007 (7 gols), 2011 (4 gols) e 2015 (um gol). Vale lembrar que a jogadora brasileira também é responsável por um outro recorde muito especial. Ultrapassando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo ao receber o troféu pela sexta vez, Marta tem o maior número de prêmios de melhor do mundo.

  • Sem dúvida nenhuma, Marta é um dos maiores orgulhos que o Brasil já teve. Jogue e quebre recordes como uma mulher! <3

    Continua após a publicidade
    Publicidade