Maneiras práticas e eficazes de organizar sua estante de livros

Cinco ideias para você fazer a Bela e deixar sua prateleira bem arrumadinha!

Por Isabella Otto - 18 abr 2020, 10h03

Jeitos diferentes de arrumar a estante de livros não faltam! Sem contar que, de vez em quando, tudo o que a gente precisa é colocar todos os livros para fora e arrumá-los novamente em uma espécie de terapia. Só as apaixonadas por leitura vão entender o quão importante é manter uma prateleira sempre limpa e organizada. E nós sugerimos algumas ideias logo abaixo!

1. Por cor
Desde pequenas somos ensinadas a não julgar um livro pela capa, mas algumas são tão lindas e conversam tanto entre si! Na organização por cor, você não leva em conta o autor ou gênero do livro, apenas se eles são da mesma paleta. Na hora da busca, pode ficar um pouco confuso, mas esteticamente fica incrível!

Reprodução/Reprodução

2. Por ordem alfabética
Essa é a forma mais organizada de todas! Você não necessariamente precisa sinalizar as divisões, pode simplesmente pegar todos os livros e colocá-los na sequência alfabética, optando pelo nome do título ou do autor.

Reprodução/Reprodução

3. Por tamanho
Os mais perfeccionistas têm um certo tipo de TOC e não conseguem organizar a estante sem que os livros fiquem alinhadinhos. Mas há aquelas pessoas que curtem a ideia de desenhar formas e enxergam beleza na irregularidade. Aí é com você! O negócio é trabalhar com o tamanho das obras e criar o seu estilo.

Reprodução/Reprodução

4. Por gênero
Se você é fã de literatura fantástica, com certeza tem títulos como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones em casa. Que tal amontoar as obras desse mesmo gênero na estante e ainda utilizar elementos (como funkos ou colecionáveis) para identificá-las? Depois, você pode deixar outro espacinho para os livros checklist, os girl power, os de terror, os da sua banda favorita…

Reprodução/Reprodução

5. Por preferência
Por último, mas não menos importante, temos o jeitinho mais fã de organizar a estante: por preferência. Nesse caso, só os livros mais queridinhos ficam à mostra. Tem uma saga favorita? Um escritor que leva no coração? Dê destaque para essas obras e use os livros para compor a decoração do seu quarto ou da sua sala. Fica lindo e dá toda uma identidade para o cômodo. As pessoas vão logo sacar qual é a sua!

Reprodução/Reprodução

E aí, tem mais dicas para dividir com a gente? Deixe nos comentário e bora ler muito!

Continua após a publicidade
Publicidade