Continua após publicidade

Mais um ano em que o “show dos atrasados” do Enem felizmente decepciona

Alguns internautas estavam reclamando que os atrasados do Enem 2019 deixaram a desejar... Mas que bom, né?!

Por Isabella Otto 11 nov 2019, 12h11

Nos últimos dois domingos, 3 e 10 de novembro, rolou o Enem 2019. Por mais um ano, a internet se encheu de expectativas para conferir o “show dos atrasados” e fazer meme com aqueles candidatos que chegaram atrasados ao local de prova.

Há alguns anos, matérias eram feitas mostrando esses memes e pessoas iam até os locais de prova para conferir ao vivo o drama dos atrasados, sendo que nem prestariam o exame. Com o passar do tempo, as pessoas, nem todas, mas boa parte delas, tomaram consciência de que, talvez, muitos desses candidatos perdessem a prova por questões que não mereciam ser motivo de chacota.

Reprodução/Reprodução

Neste ano, por exemplo, os primos Luciano e Arliane Golvin, de respectivamente 17 e 21 anos, perderam o prova porque o motorista de ônibus não parou no ponto. “Foi a linha 321(…) Não tinha desculpa que estava lotado. O ônibus estava praticamente vazio”, contou o jovem morador de Manaus para um jornal local amazonense. Sem condições financeiras de recorrerem a um aplicativo de transporte, os primos perderam o Enem.

No ano passado, um jovem de 19 anos, que prestaria o Enem em Salvador, perdeu o exame porque foi parada por policiais. A abordagem, além de ter sido bastante agressiva, foi, segundo a mãe do jovem, motivada por questões raciais, já que o garoto era negro.

Continua após a publicidade

 

Em 2014, a aluna Amanda Alli, de 19 anos, também perdeu a prova porque a colocaram para fazer o exame numa escola muito distante de onde morava. Um congestionamento surpresa surpreendeu o carioca, que, no desespero, pediu carona para um mototáxi mas, assim mesmo, não conseguiu chegar a tempo.

O Brasil é um país enorme e com grande desigualdade social. É claro que, em alguns casos, pessoas se atrasam por falta de planejamento ou irresponsabilidade. Nesses casos, não tem desculpa. Contudo, em outros, os motivos são questões que fogem do controle dos candidatos e escancaram esses abismos sociais e econômicos da nossa sociedade.

Continua após a publicidade

Reprodução/Reprodução

Algumas pessoas até comentaram que os antigos “shows dos atrasados” serviram para abrir os olhos das pessoas que, com medo de virar memes, se tornaram mais responsáveis. É uma maneira otimista de enxergar as coisas. Felizmente, este é o segundo ano consecutivo que os “atrasildos” decepcionam a internet. Que isso seja um reflexo de que estamos mais conscientes e empáticos, e que as coisas estão funcionando melhor em prol dos cidadãos.

Tudo isso daria um excelente tema de redação do Enem. Já pensou a metalinguagem?!

Publicidade