Lua de Sangue: como ver o eclipse lunar que ocorre neste domingo (15)

Prepare-se! O fenômeno raro vai ser visível de todo o Brasil e só acontecerá novamente em 2025

Por Bruna Nunes Atualizado em 13 Maio 2022, 13h42 - Publicado em 13 Maio 2022, 10h59

O evento astrológico batizado de Lua de Sangue, que acontece neste domingo (15), será visível em várias partes do mundo! O fenômeno é um eclipse lunar que recebe esse nome por ser se tratar de uma cobertura total de uma superlua [quando o astro se encontra na posição mais próxima da Terra].  É um acontecimento raro, que vai acontecer novamente apenas daqui três anos, em maio de 2025.

Foto de uma Lua de Sangue. Ela é cheia e alaranjada, e o céu está cheio de estrelas
Jason Maehl/Getty Images

No ápice do eclipse, a Terra estará alinhada ao Sol e a Lua, e a sombra desse alinhamento é justamente o que causa uma cor avermelhada no astro. De acordo com a astronomia, esse efeito é causado pelo mesmo motivo que faz com que observemos variações de cores durante o pôr do sol, conhecido como Dispersão de Rayleigh, que é “a dispersão da luz ou qualquer outra radiação eletromagnética por partículas muito menores que o comprimento de onda dos fótons dispersados. Ocorre quando a luz viaja por sólidos e líquidos transparentes, mas se observa com maior frequência nos gases”, explica a seção de física do site da Secretaria da Educação

 

Diferente de um eclipse solar, este poderá ser observado a olho nu e, inclusive, para se ter uma experiência completa, é interessante que você observe cada passo da performance lunar. Além da América do Sul, América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África também serão prestigiadas com a paisagem. Felizmente, o Brasil todo poderá assistir ao fenômeno de camarote, com uma vista privilegiada! Se o clima colaborar, é claro.

O evento começa às 22h32 de domingo e deve terminar às 2h55 de segunda (16). A cobertura total da Lua está prevista para ocorrer entre 00h30 e 1h54. Lembrando que esses horários estão baseados no fuso de Brasília, ok? Se estiver muito frio na sua cidade e você não conseguir ver a Lua de Sangue pela janela, alguns canais no YouTube, como o Observatório Nacional, vão transmitir o eclipse ao vivo.

Bom espetáculo da natureza! 

Gif do Loki sorrindo e fazendo joinha com a mão direita
GIPHY/Reprodução
Continua após a publicidade

Publicidade