Lei Sansão, que agrava pena contra quem maltrata cães e gatos, é aprovada | Capricho

Lei Sansão, que agrava pena contra quem maltrata cães e gatos, é aprovada

Jair Bolsonaro aprovou a lei na última terça-feira (29/9) e o deputado Fred Costa, autor do projeto, comemorou: "Finalmente, teremos justiça pelos animais"

Por Isabella Otto Atualizado em 30 set 2020, 20h15 - Publicado em 30 set 2020, 09h16
colecao-roupas-capricho-marisa
Divulgação/CAPRICHO

Na última terça-feira (29/9), sem vetos, a Lei 14.064 foi sancionada por Jair Bolsonaro. Ela agrava a pena contra aqueles que praticam maus-tratos conta cães e gatos. O projeto do deputado federal Fred Costa prevê agora pena de dois a cinco anos de reclusão ao agressor, além de multa e proibição de guarda de outros animais. Anteriormente, a pena era de três meses a um ano de reclusão.

Com o nome de Lei Sansão, ela homenageia o pitbull que, em julho deste ano, teve as patas mutiladas por um ser humano em Minas Gerais – dá para chamar de ser humano uma pessoa que faz isso?

Quando o projeto saiu, Bolsonaro ficou relutante em aprová-lo, pois, segundo ele, aumentar a pena para quem praticasse maus-tratos contra pets poderia eventualmente gerar uma distorção às penas e aos crimes praticados contra cidadãos. Com a pressão, especialmente feita por Michelle Bolsonaro, primeira-dama, e a ativista Luisa Mell, a aprovação acabou saindo.

  •  

    “O criminoso será investigado e não mais liberado após a assinatura de um termo circunstanciado, como ocorria antes. Além disso, quem maltratar cães e gatos passará a ter, também, registro de antecedente criminal e, se houver flagrante, o agressor é levado para a prisão“, informa texto oficial liberado pelo Diário da União.

    Nas redes sociais, o deputado Fred Costa comemorou a vitória: “Lugar de bandido covarde que maltrata animais é na cadeia. Quero agradecer todos simpatizantes, protetores independentes e ONGs na pessoa da guerreira ativista Luisa Mell. Hoje é um marco , podemos comemorar. Finalmente, depois de décadas teremos justiça pelos animais!”, escreveu.

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    AGORA É LEI !!!!!! Lugar de bandido covarde que maltrata animais é na cadeia. Quero agradecer todos simpatizantes, protetores independentes e ONGs na pessoa da guerreira ativista @luisamell Hoje é um marco , podemos comemorar. Finalmente, depois de décadas teremos justiça pelos animais!!!!

    A post shared by Fred Costa (@fredcostadep) on

    Nas redes sociais, o povo está celebrando a enfim aprovação de Jair Bolsonaro – mas os opositores não perderam tempo e até memes já criaram desse momento histórico:

    Au, au pra você também! Desta vez, concordamos com o seu posicionamento, presidente! 😉

    Continua após a publicidade
    Publicidade