Jovem desperta de coma após dez meses, sem saber de pandemia
Joseph Flavill sofreu um acidente em 1º de março, antes do primeiro lockdown no Reino Unido
Joseph Flavill, um jovem britânico de 19 anos, acordou após dez meses em coma, sem saber sobre a pandemia. Segundo o jornal The Guardian, Joseph foi atropelado em 1º de março, 3 semanas antes do Reino Unido decretar um lockdown. O mais inacreditável é que Joseph teve Covid-19 duas vezes durante a sua internação e se recuperou em ambas as situações.
O adolescente entrou em coma por causa de uma lesão cerebral traumática e, só agora, Flavill começou a despertar e reagir a estímulos. A tia do jovem, Sally Flavill Smith, diz que é difícil saber por onde começar a contar o que houve para o sobrinho. “Se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, eu não teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”, disse.
O jornal afirmou que a família se comunica com Josephy através de chamadas de vídeo, mas que ainda não explicaram a dimensão global da doença. “Tentamos mantê-lo (o relato) o mais simples possível, não temos realmente tempo para entrar na enorme pandemia – simplesmente não parece real” disse Sally.
A única pessoa que pode visitar Joseph no hospital foi Sharon Flavill, sua mãe, e usando uma roupa protetora. “Deve ser assustador ver todo mundo de máscara e roupa de proteção e não saber o que está acontecendo”, disse Kate Yarbo, outra tia do jovem. “Tantas pessoas disseram que tudo isso parece um filme. Acho que no fim vai ser assim para Joseph, como ver um filme, e acho que ele não vai precisar passar pelo mesmo medo que nós”, explicou Kate para a emissora norte-americana CNN.
Durante a internação de Joseph, sua família arrecadou 32 mil libras (equivalente a R$ 234 mil) para ajudar no tratamento a longo prazo do jovem.