Jeff Bezos, fundador da Amazon, viaja até o espaço em voo sem piloto

Os tripulantes da cápsula puderam observar a Terra por três minutos!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 20 jul 2021, 17h33 - Publicado em 20 jul 2021, 15h30
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Jeff Bezos, fundador da Amazon e considerado o homem mais rico do mundo,  realizou uma viagem com sucesso até a borda do espaço nesta quarta-feira, 20. O voo em uma cápsula suborbital com sistema de foguete é o primeiro com tripulantes da companhia Blue Origin, também fundada por Bezos. Os tripulantes do voo tiveram a oportunidade de observar a Terra por três minutos.

Colagem com duas imagens. Na primeira, imagem interna da cápsula da Blue Origin. Na segunda, tripulação do voo
A cápsula, tripulada com quatro pessoas, foi lançada 10h12 Blue Origin/Reprodução

O empresário embarcou acompanhado de Wally Funk, uma pilota de 82 anos, Oliver Daemen, estudante de física de 18 anos e primeiro cliente a pagar passagem, e seu irmão Mark Bezos. Às 10h12 (horário de Brasília) o foguete reutilizável New Shepard decolou com a cápsula que estavam os quatro tripulantes de de Van Horn, no Texas, para o voo de 10 minutos. Vale lembrar que essa é a primeira viagem do tipo que acontece em um voo sem astronautas profissionais a bordo.

“Esperei muito tempo e sonhei muito para conseguir decolar”, disse Funk para a BBC, que fez parte de um grupo de mulheres astronautas nos anos 60 que passou pelas mesmas séries de testes que homens, mas nunca chegou a voar. 

Em seguida, a cápsula se desprendeu do foguete – que retornou para uma base em deserto no Texas -,  e após alguns minutos retornou para o solo em segurança. A missão é um marco para o início de voos comerciais da companhia, que pretende investir no turismo espacial. “Melhor dia da minha vida”, disse Bezos depois da cápsula aterrissar.

  •  

    Na última semana, no dia 11, Richard Branson, dono da gravadora Virgin Records, foi o primeiro bilionário a ir ao espaço, sendo Bezos o segundo a fazer a viagem.

    Continua após a publicidade
    Publicidade