Já pensou em fazer Geologia?

Conheça a profissão mais promissora do momento   Às vezes, a gente deixa passar batido uma opção profissional simplesmente por não saber que ela existe ou por não saber o que ela é. É o caso da Geologia, uma das profissões mais promissoras do momento. Você sabe o que faz um geólogo?   Um geólogo […]

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 23h26 - Publicado em 22 jul 2013, 18h50

Conheça a profissão mais promissora do momento

 

Às vezes, a gente deixa passar batido uma opção profissional simplesmente por não saber que ela existe ou por não saber o que ela é. É o caso da Geologia, uma das profissões mais promissoras do momento. Você sabe o que faz um geólogo?

 

Um geólogo ou engenheiro geológico estuda a costra terreste, passando por sua origem, formação, estrutura e composição, além do impacto das forças naturais no planeta e a classificação das rochas, tanto na superfície como no subsolo e no fundo do mar.

Continua após a publicidade

 

A profissão está super em alta porque é que o geólogo que estuda o impacto ambiental da exploração de recursos naturais, como carvão mineral e o petróleo. E, com a descoberta de petróleo nas camadas de pré-sal, todo mundo está correndo atrás desses profissionais.

 

Além disso, o mercado é bem amplo. É possível trabalhar em laboratórios, fazer laudos técnicos, análise de riscos, planejamento de obras, pesquisa acadêmica e até mesmo geologia forense, ajudando na investigação de contrabando de recursos. 

 

Na faculdade, o curso começa com matérias básicas como física e biologia. Depois, há matérias mais específicas como geologia urbana, paleontologia (estudo de fósseis), petrografia (estudo de rochas) e geologia econômica. As aulas costumam ser extraclasse, com muita prática!

Continua após a publicidade

 

O salário de um geólogo que trabalha 6 horas por dia é R$ 3.270, equivalente a seis vezes o salário mínimo atual.

 

E aí? Tem a ver com você?

 

Fontes: Guia do Estudante – Profissões Vestibular 2011 e CREA-SP.  

Continua após a publicidade

Publicidade