Já no 1º dia de inscrição, ProUni revolta alunos que prestaram o Enem 2019 | Capricho

Já no 1º dia de inscrição, ProUni revolta alunos que prestaram o Enem 2019

Estudantes que prestaram o último Enem como treineiros não estão conseguindo se inscrever no programa; entenda!

Por Isabella Otto 12 jan 2021, 11h53
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

Nesta terça-feira, 12, as inscrições do ProUni, que se encerram na próxima sexta-feira, 15, mal começaram e já geraram polêmica entre os estudantes que prestaram o Enem 2019 como treineiros. Nas redes sociais, eles lamentam o fato de não conseguirem se inscrever no programa do governo, porta de entrada de milhares de estudantes para a universidade: “É óbvio que em 2019 eu participei do Enem como treineira, só que este ano estou no 3º ano e está todo mundo fechando as portas das universidades na minha cara“, disse uma jovem no Twitter. Outra deixou evidente que todo mundo que estava no 2º ano do ensino médio em 2019 prestou o Enem como treineiro naquela época – mas que isso não deveria ser um problema.

Já no 1º dia de inscrição, ProUni revolta alunos que prestaram o Enem 2019
Inep/Twitter/Reprodução

Os ânimos ficaram mais alterados por causa de toda a problemática envolvendo o Enem 2020, que foi adiado para este mês de janeiro devido à pandemia de coronavírus. Teve até quem lamentasse a campanha #AdiaEnem, usando a questão do ProUni como justificativa, mas o problema não é a movimentação estudantil, que está correta em pedir o novo adiamento, vide que estamos enfrentando um novo pico da pandemia no Brasil, que tem 8 milhões de casos de COVID-19 confirmado, sendo que 6 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio. “O Enem 2020 tem que ser [novamente] adiado, sim, e o calendário do ProUni tinha que ser readequado junto(…) O governo é incompetente e está cagando para a educação “, opinou um jovem no Twitter.

  • Confira a reação dos alunos do ensino médio que prestaram o Enem 2019 como treineiros e não poderão se inscrever no ProUni deste ano com a nota da prova:

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

    Os resultados da 1ª chamada do ProUni serão divulgados no dia 19 de janeiro. A 2ª chamada rola em 1º de fevereiro. Para se inscrever no programa, é preciso se encaixar em alguma das exigências abaixo:

    • ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
    • ter sido bolsista integral na rede particular de ensino;
    • ter alguma deficiência;
    • ser professor na rede pública de ensino, na educação básica.

    Exigência cumprida, basta acessar o ProUni Portal e escolher até duas opções de instituição, graduação e turno. O resultado do último Enem prestado também é uma das portas de entrada para o programa que dá bolsas de estudo em universidades particulares. Vale ressaltar que, na manhã desta terça, 12, o MEC e o Inep se pronunciaram mais uma vez e reforçaram que o Enem 2020 não será adiado e ocorrerá nos próximos dias 17 e 24.

    Continua após a publicidade
    Publicidade