Instagram lança no Brasil recurso “Take a Break” em prol da saúde mental

Durante o período de testes, mais de 90% dos adolescentes que configuraram a ferramenta, a mantiveram ativa; saiba mais!

Por Isabella Otto 3 fev 2022, 09h14

Após ser inicialmente testado em cinco países e com praticamente máxima aprovação entre adolescentes, a ferramenta do Instagram Take a Break, ou, em português, “Faça Uma Pausa”, chega oficialmente ao Brasil!

O recurso pode ser ativado pelo usuário que pretende diminuir suas horas diárias dentro do aplicativo. “Ao ativá-lo, as pessoas receberão lembretes para fazer uma pausa no uso do aplicativo após determinado período de tempo navegando pela plataforma – 10, 20 ou 30 minutos. Durante o período de testes da ferramenta, mais de 90% dos adolescentes que configuraram o recurso, o mantiveram ativo”, informou a empresa em comunicado.

Foto de divulgação da ferramenta Take a Break, do Instagram
Instagram/Meta/Divulgação

Para Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina, é imprescindível que usemos as redes com intenção e propósito, uma vez que passamos cada dia mais presos a elas. “Queremos incentivar as pessoas a trazer intencionalidade ao tempo que passam online e provocar reflexões sobre o assunto. Acreditamos que é possível ter uma vida digital muito melhor quando pensamos sobre ela”, disse.

Pensando nisso, a empresa lança nesta quarta-feira (03), em paralelo ao recurso, o projeto “A Internet que a gente faz”, que vai propor discussões sobre consumo, conexões, criação de conteúdo e tempo investido online em diferentes plataformas, dentro do próprio Instagram e também em podcasts.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Contente.vc (@contente.vc)

“A saúde mental é influenciada por diversos fatores, e a tecnologia, tão presente em nossas vidas, é um deles. Por isso, é fundamental que possamos pensar e repensar como usá-la para a criação e manutenção de vínculos e conexões saudáveis, bem como a promoção de bem-estar, saúde mental e a prevenção da violência e do suicídio”, analisa a psicóloga Karen Scavacini, fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, uma das instituições que acompanha o Facebook e o Instagram nessa jornada.

O projeto também conta com a parceria da Contente e da Safernet. A estreia acontece na noite desta quinta, às 20h, com uma live no perfil do DJ Alok, que vai conversar com especialistas sobre a importância de se criar uma rotina digital mais saudável. “Fazer pausas na vida online e se reconectar com atividades fora da internet é vital para o bem-estar, justamente por estimular outra reflexão ainda mais importante: a qualidade da presença digital e a intencionalidade das conexões”, explica o diretor de Educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.

+: Confira 18 maneiras de diminuir a ansiedade em tempos de crise

Outros famosos, como Camila Coutinho, Rafa Brites, Lorena Eltz e Gabriela Prioli, também vão participar da campanha de divulgação do recurso Take a Break e terão a chance de usar a ferramenta em primeira mão.

Continua após a publicidade

Publicidade