Instagram anuncia que não mostrará mais número de likes em fotos e vídeos

Em fase de teste, mudança quer promover a conexão de usuários e marcas pelo conteúdo e não simplesmente pelo engajamento gerado.

Por Isabella Otto - Atualizado em 30 abr 2019, 19h23 - Publicado em 30 abr 2019, 17h47

Nesta terça-feira, 30, durante conferência F8 do Facebook que rolou nos Estados Unidos, o Instagram anunciou uma de suas principais apostas para o ano: o fim do número de curtidas, que hoje aparece em modo público, nas postagens do feed.

Usuários vão poder continuar curtindo as postagens normalmente. hocus-focus/Getty Images

Durante o evento, a empresa explicou que a medida é para incentivar a conexão na plataforma entre usuários e marcas pelo conteúdo em si e não apenas pelo engajamento gerado por ele. “Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles têm“, foi dito.

A mudança promete ser bastante drástica e sentida principalmente pelos criadores de conteúdo que, na maioria dos casos, depende dos números para lucrar – mesmo que esses continuem visíveis em modo privado, de alguma forma. À princípio, a invisibilidade do contador de curtidas está em fase de testes e apenas no Canadá. Não foi notificado quanto tempo essa experimentação vai durar nem se há planos para que a mudança seja mundial.

Vale lembrar também que as redes sociais são tantas vezes citadas como as grandes “vilãs” da modernidade justamente por causa desse imediatismo e dessa fixação por likes, que aumentam a ansiedade dos jovens e, muitas vezes, causam depressão e/ou a piora dos sintomas da doença. A medida pode ser vista também como uma tentativa da empresa de melhorar a saúde mental dos usuários.

E aí, ~curte~ a mudança? Acha que ela daria certo no Brasil? Conta pra gente!

Continua após a publicidade
Publicidade