Icônico! Miss America, Miss EUA e Miss Teen EUA são todas mulheres negras
Esta é a primeira vez que mulheres negras vencem as três competições de beleza simultaneamente. Significa? Significa.
Esta é uma notícia para celebrar e também para refletir. Pela primeira vez na história, três mulheres negras foram eleitas simultaneamente miss nos Estados Unidos. Nia Imani, de 25 anos, foi coroada Miss America. Na sequência, foi a vez de Kaliegh Garris, de 19, vencer o concurso Miss Teen USA. A tríplice foi fechada por Cheslie Kryst, de 28, que, no último dia 2, foi premiada Miss USA, sendo automaticamente selecionada para representar o país no Miss Universo, que vai acontecer na Coreia do Sul.
Já havia acontecido de duas mulheres negras terem sido coroadas no mesmo período, mas nunca de três. Kryst, Miss USA, venceu a competição logo após responder uma pergunta sobre os movimentos feministas MeToo e Time’s Up, que vêm denunciando casos de assédio, principalmente no trabalho. “Eu não acho que eles tenham ido além(…) O que esses movimentos estão fazendo é garantir que estaremos seguras(…) como advogada, isso é exatamente o que quero para meu país“, disse.
Após ganhar a coroa, Garris, Miss Teen USA, também fez uma declaração bastante feminista sobre aceitação e empoderamento. A adolescente disse que já ouviu de várias pessoas que deveria alisar o cabelo e colocar extensões. “Eu me sinto mais confiante e confortável com meu cabelo natural”, disse ao site Refinery 29.
Todas as três mulheres são engajadas em causas sociais e estão usando a influência que ganharam para estimular o debate sobre empoderamento e feminismo negro. Veja o momento em que elas receberam as respectivas coroas:
https://www.instagram.com/p/Bw2f75Igdqj/?utm_source=ig_embed
Durante muitos anos, as vencedoras dos concursos de beleza seguiam o padrão europeu de beleza. É muito significativo o que acaba de acontecer, ainda mais se levarmos em conta que apenas 25 anos após a primeira edição do Miss Universo, que ocorreu em 1952, uma mulher negra recebeu a coroa.