‘Hygge’: como aplicar o segredo dinamarquês de viver bem no seu dia a dia
O conceito incentiva a criação de ambientes acolhedores e a apreciação de momentos simples e leves

Dinamarca é o segundo país mais feliz do mundo em 2025, atrás apenas da Finlândia, segundo o World Happiness Report, publicado pela ONU. Essa posição se dá pelas boas condições de vida que o Estado proporciona, como educação de ótima qualidade, sistema de saúde robusto e programas eficientes de segurança social. Mas não só isso: existe um aspecto cultural bem forte por trás da felicidade.
Como explica a jornalista britânica Helen Russell, no livro O segredo da Dinamarca: Descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo*, “os dinamarqueses seguem alguns hábitos bem simples que os ajudam a aproveitar melhor os bons momentos e a viver em harmonia com os outros, a natureza, e com eles mesmos”. Segundo a autora, podemos aprender com eles que a felicidade é um processo que pode e deve ser praticado.
O que é ‘hygge’?
Toda essa ideia dinamarquesa de viver bem pode ser resumida pelo conceito de hygge. O termo não tem uma tradução direta para o português, mas ele exprime a procura por conforto e bem-estar. Meik Wiking, que fundou o primeiro Instituto de Pesquisa da Felicidade de Copenhague, explica no livro Hygge: O segredo dinamarquês para viver bem* que o hygge já foi descrito como “a arte de criar intimidade”, “o aconchego da alma”, “ausência da irritação”, “o prazer de estar cercado por coisas relaxantes”, “intimidade aconchegante” e “chocolate quente à luz de velas”
“O hygge tem mais a ver com criar um climinha…e não com coisas. É estar com quem se ama. É uma sensação de lar. Uma sensação de estar seguro, protegido do mundo, à vontade”, explica. “Pode ser uma conversa jogada fora ou um papo sério sobre a vida. Pode ser o conforto do silêncio na companhia de alguém ‒ ou simplesmente estar sozinho, apreciando uma xícara de chá”, exemplifica.
O ‘hygge’ também faz sentido para nós
Apesar do tema nem ter uma tradução exata para o português, essa ideia dinamarquês tem tudo a ver com o momento que a nossa galera está vivendo e com o que muitos jovens estão buscando. Na contramão da hiperconectividade e rapidez, levantamentos, como os feito pelo Pinterest, mostra que as pessoas estão em busca de se conectar ‒ tanto consigo mesmo como com os outros. Buscas por montar um “cantinho do café”, para ter um espaço perfeito para curtir com os amigos no aconchego do lar, estão em alta, segundo a plataforma.
Outra busca interessante que os jovens têm feito é por inspirações de retiros de livro. Por meio de uma pesquisa, o Pinterest pôde observar como este tipo de retiro é a busca por “prazeres mais simples”, onde os leitores, viajantes no caso, “procuram refúgios literários que incentivem a atenção plena e o relaxamento mental”.
Como aplicar o ‘hygge’ no seu dia a dia
A ideia é incluir na rotina momentos e hábitos bem simples que trazem uma sensação de conforto e leveza. Você pode fazer sozinho(a) ou com a companhia de amigos. Aqui vão algumas ideias inspiradas no ‘hygge’:
- Acender velas;
- Preparar um chá ou chocolate quente;
- Usar roupas confortáveis e quentinhas;
- Fazer carinho no cachorro ou gatinho;
- Assistir a um filme debaixo de um edredom;
- Comer uma comidinha gostosa.
E aí, vai colocar em prática?
*As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.
Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.