Continua após publicidade

Preste atenção nestes 10 sinais de ansiedade e como lidar com eles

Alguns sintomas de ansiedade podem ser facilmente confundidos ou mesmo passar desapercebidos – vale ficar atento!

Por Personare Atualizado em 29 out 2024, 15h45 - Publicado em 30 Maio 2024, 10h00
V

ocê já ficou em dúvida se o que estava sentindo era realmente ansiedade ou apenas um dia normal cheio de altos e baixos? No turbilhão do dia a dia, pode realmente ser difícil distinguir os sinais de que você está ansiosa ou não.

Às vezes, o nervosismo que sentimos antes de um evento importante ou aquela ~fome infinita~, pode, na verdade, ser a ansiedade crescendo entre os desafios e as emoções cotidianas.

Identificar os sinais de ansiedade não é sempre simples, mas compreendê-los pode ser o primeiro passo para recuperar seu equilíbrio emocional e, quem sabe, não sofrer tanto com esse mal. E, claro, procurar ajuda médica caso a situação se torne frequente ou intensa.

O que é ansiedade?

A ansiedade é caracterizada como uma preocupação intensa, excessiva e persistente, que envolve o medo de situações cotidianas, mas que sequer aconteceram. Ou seja, a ansiedade tem a ver com a falta de presença, segundo a terapeuta Regina Restelli.

“Estar revivendo sempre o passado ou projetando demais o futuro pode despertar a sensação de ansiedade, que pode tornar-se patológica. Contudo, você deve entender que o passado já foi e o futuro não existe ainda, ele depende do seu presente”, afirma Regina.

Para controlar a ansiedade, portanto, a especialista recomenda parar e respirar. “Perceba onde está, o que está fazendo no momento presente e treine o foco aqui agora. O que está ocorrendo a sua volta não tem como controlar, mas a sua mente sim”, ensina ela.

Continua após a publicidade

Caso não consiga lidar sozinha com a ansiedade, procure ajuda! Aqui no Personare, você encontra diversos profissionais e abordagens, desde a psicoterapia até a Astrologia para lidar com essa e outras questões.

10 sinais de que você está ansiosa

Alguns sinais da ansiedade são físicos, ou seja, você sente no corpo, por isso, são mais fáceis de perceber. A psicóloga Luiza Camargo elenca os principais:

  • Incômodo na região da barriga, como se fosse azia ou enjoo;
  • Dor de cabeça;
  • Corpo acelerado e oscilando no cansaço e exaustão;

Mas há outros, como irritação, impaciência, pensamentos repetitivos, vontade de comer para se distrair, entre outros mais “emocionais”, que podem ser facilmente confundidos com outras situações ou mesmo passar desapercebidos, como se fossem coisas “normais” do dia a dia.

Porém, é importante conhecê-los e perceber se estão se repetindo por aí. Caso sim, você pode incluir algumas técnicas para acalmar a ansiedade na sua rotina (veja aqui!) e, claro, procurar ajuda antes que se torne algo mais sério.

Então, consultamos especialistas do Personare e identificamos 10 sinais de que você está ansiosa!

Continua após a publicidade

1. Dificuldade para Dormir

A ansiedade pode tornar as noites longas e o sono, um verdadeiro desafio. Se você se vira na cama pensando nas preocupações do dia ou no que virá amanhã, esse pode ser um sinal claro de ansiedade. Já testou fazer uma meditação para dormir melhor? Pode ajudar a reduzir a ansiedade, viu?

2. Preocupação Excessiva

Se pequenas coisas, como uma conversa rápida ou um teste escolar, desencadeiam um grande volume de preocupações, isso pode indicar ansiedade. Esses pensamentos frequentemente parecem maiores e mais assustadores do que realmente são. Tente perceber isso!

3. Problemas de Concentração

A ansiedade pode fazer com que seja difícil se concentrar em tarefas, estudos ou mesmo em atividades como lavar a louça. Se você notar que sua mente frequentemente se desvia para preocupações ou medos, isso pode estar ligado à ansiedade. Experimente esses óleos essenciais para acalmar mente!

4. Mudanças de Humor

É normal que o humor varie, mas a ansiedade pode fazer você se sentir emocionalmente instável de maneira mais intensa e frequente. Um momento você pode estar se sentindo bem, e no próximo, completamente sobrecarregada.

5. Evitar Atividades Sociais

Se antes você gostava de passar tempo com amigos e agora prefere ficar sozinha para evitar situações sociais, isso pode ser um sinal de ansiedade, especialmente se a ideia de socializar parece de repente assustadora ou exaustiva.

Continua após a publicidade

6. Sintomas Físicos

A ansiedade não afeta apenas sua mente; ela pode manifestar-se fisicamente. Dores de cabeça frequentes, dor de estômago e até uma sensação de náusea são comuns quando se está ansioso.

7. Pensamentos Catastróficos

Se sua mente espera constantemente o pior, mesmo nas situações mais simples, isso pode ser um sinal de pensamento ansioso. Saiba que pensamentos intrusivos e recorrentes desequilibram e perturbam sua energia, seu bem-estar e até as suas relações pessoais.

8. Irritabilidade

A ansiedade pode diminuir sua paciência e tolerância. Se você se irrita facilmente, mesmo com pequenos incômodos, isso pode ser um reflexo da ansiedade. Ou seja, não é culpa do outro, isso está em você. O que nem sempre é fácil de perceber. Mas existem exercícios e terapias úteis para isso.

9. Comportamento Compulsivo

Em resposta à ansiedade, algumas pessoas desenvolvem comportamentos repetitivos ou compulsivos, como comer descontroladamente. O nome disso é fome emocional. Mas também não é fácil de perceber. Faça o teste aqui você está sentindo fome de verdade ou está com vontade de comer algo para aplacar sentimentos ruins.

10. Fadigas

Mesmo causando inquietação e nervosismo, a ansiedade também pode deixá-la excepcionalmente cansada. Esse tipo de fadiga pode parecer esmagador e dificultar viver o dia a dia e executar tarefas ”simples”.

Continua após a publicidade

Observe-se!

Reconhecer esses sinais em si é um passo importante para buscar o apoio de que você precisa para se sentir melhor. Não há vergonha em pedir ajuda. Conversar com amigos, familiares ou um profissional pode ser muito benéfico. Ou melhor, salvar sua saúde mental!

Veja alguns textos e terapias que podem te ajudar:

Publicidade