Os cinco sonhos mais comuns com animais e o que eles significam

Além do bicho com o qual você sonhou, é preciso analisar o comporatmento dele durante o sonho, sabia?

Por Personare Atualizado em 25 jun 2022, 08h08 - Publicado em 25 jun 2022, 10h02
Ilustração de uma cama de casal voando em um céu rosa. Nela, uma mulher está dormindo e passarinhos voam ao redor dela
CarlaMc/Getty Images

Você já sonhou com cobra, cachorro, rato, aranha ou gato? Todos os dias, muita gente busca saber quais são os sinais que ter um sonho com algum desses animais pode trazer. Afinal, é bom? É ruim? É algo feliz? Tem a ver com morte? Tem a ver com traição?

A seguir, a gente desvenda os principais temas que envolvem os sonhos mais comuns com animais e o que eles significam:

1. Sonhar com gato

Se é bom ou ruim depende do contexto do sonho. Por exemplo, pode ser sinal de potencial para a limpeza interna.

“Há forte ligação dos gatos com a questão da purificação, tanto que eles são considerados grandes transmutadores de energias mais densas e pesadas. Por isso, a pessoa que sonha com gatos provavelmente pode estar em uma fase em que precisa se cuidar melhor e selecionar bem as companhias e os ambientes para não se deixar influenciar por emoções e pensamentos negativos.”, explica o terapeuta Yub Miranda.

Também pode ser importante se perguntar coisas como: você tem se protegido de energias negativas? Que tal fazer um ritual de limpeza energética? Outro indicativo pode ser de que você precisa descansar mais.

E a cor do gato que estava no seu sonho tem influência? E o tamanho? E se você interage ou tem medo do gato sonhado? Isso tudo está neste guia completo sobre sonhar com gato. Mas já adiantamos que sonhar com gato preto é sinal de boa sorte!

2. Sonhar com Aranha

Sonhar com aranha pode ser uma reprodução da sua vida, mas também pode apenas ser a amplificação de algo que ocorre com você. Por isso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho com esse animal. Pense agora: você sobre ataque da aranha no seu sonho? Ela é grande ou pequena? Isso pode ser importante para entender.

Além disso, como está sua vida real? Você está numa fase em que sente poder para criar o seu próprio destino? De que maneira pode usar o seu livre-arbítrio para aceitar o seu destino e cumpri-lo com honra?

O significado de sonhar com aranha tem relação direta com o modo como você reage à presença do animal. Isso pode revelar muito sobre sua reação frente a certas situações e à sua maneira de exercer o seu livre-arbítrio.

Continua após a publicidade

Para entender ainda mais sobre os significados de sonhar com aranha, veja aqui esse guia.

3. Sonhar com rato

Os ratos estão associados a um lado furtivo da natureza humana. São animais que podem bagunçar os ambientes que invadem na calada da noite. Por isso, sonhar com rato pode indicar que sua energia interna pode estar sendo “roubada” por causa de maus hábitos que você tem.

O interessante é que o potencial de cura também está relacionado aos ratos. Afinal, eles são os animais mais comuns em pesquisa nos laboratórios e permitem aos cientistas elaborarem várias vacinas ou descobrirem soluções que nos permitem uma melhor qualidade de vida através de precauções com a saúde.

Isso significa que sonhar com rato pode sugerir também que você precisa ou está passando por uma fase de cura e que pode estar pronta para lidar com desafios.

Aqui você pode ver um passo a passo importante sobre os significados de sonhar com rato.

4. Sonhar com cachorro

Quando um cachorro aparece nos sonhos, pode indicar uma fase em que você pode estar buscando proteção e segurança. Porém, um doguinho aparecer no sonho também pode indicar que há um forte complexo familiar influenciando sua vida e que você pode estar superfiel a esse padrão de comportamento – tipo ter um mesmo vício que os seus avós ou seus pais, sabe?

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar. Por isso, vale ver aqui uma lista de questões que têm a ver com sonhar com cachorro.

5. Sonhar com cobra

Será que estão me traindo? Essa é a reação mais comum quando alguém acorda de um sonho em que uma cobra aparece. Mas saiba que os significados são muiiiito mais amplos. Sonhar com cobra pode ser assustador, mas os sinais vão depender do contexto e do que aconteceu no seu sonho.

Se ela te ataca, pode ser que haja um contato mais violento com seus instintos. Se ela está enrolada, pode ser que você esteja com muita passividade diante da vida. Se você precisa matar a cobra, pode ser que seja uma hora importante para você trabalhar medos e angústias que seus instintos geram.

Você pode ver mais perguntas sobre os significados de sonhar com cobra aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade