Helicóptero da NASA sobrevoa Marte em voo histórico; veja imagens!

É a primeira vez que a NASA realiza uma operação envolvendo um voo controlado em outro planeta

Por Isabella Otto 19 abr 2021, 11h10

Na manhã desta segunda-feira, 19, a NASA realizou sua primeira operação em outro planeta envolvendo um voo controlado. O feito histórico foi realizado pelo helicóptero Ingenuity, que aterrissou em Marte, na cratera de Jazero, em 18 de fevereiro deste ano. Construído para aguentar intensas quedas de temperatura, já que no planeta vermelho, à noite, a temperatura pode chegar à 90ºC negativos, o helicóptero também precisava ser suficientemente leve (ele pesa 1,8Kg) para conseguir voar na fina atmosfera de Marte. Sem contar que precisava ser pequeno, já que deveria caber no compartimento conhecido como a “barriga” do rover Perseverance.

Imagem do helicóptero Ingenuity, da NASA, no solo cheio de crateras de Marte
NASA/JPL-Caltech/Divulgação

O voo foi realizado com êxito e transmitido no canal da NASA no YouTube. Apesar da live ter 47 minutos de duração, destacamos dois intervalos de tempo que valem a pena ser assistidos: de 5’25” até 8’00” e de 40’00” até 42’36”.

Em março, a sonda Perseverance enviou as primeiras imagens da superfície de Marte para a Terra. Como cientistas acreditam que antigamente existia um lago na cratera de Jazero, a principal aposta é conseguir coletar sedimentos de moléculas orgânicas preservadas ou outros sinais de vida microbiana. A previsão é de que a missão Mars 2020 Perseverance dure um ano marciano, ou seja, 687 dias terrestres.

  •  

    Veja mais imagens do voo histórico realizado pelo helicóptero Ingenuity:

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade