Há chance de pessoas poderem viajar ao espaço de elevador no futuro. What?

Detesta ficar cinco minutos dentro de um elevador? Imagine, então, ficar nele por 8 dias seguidos...

Por Amanda Oliveira - 21 set 2018, 15h02

Não, você não leu errado! Apesar de parecer roteiro de ficção científica, o plano de criar um elevador capaz de levar pessoas até o espaço é muito real. O país por trás do projeto é o Japão, que sonha com essa ideia há muito tempo.

O plano é que o elevador tenha capacidade de transportar até 30 pessoas dentro de contêiner em formato oval, em uma velocidade de 200 km/h em uma viagem de 8 dias. Um motor elétrico serviria para impulsionar o elevador através de um cabo com comprimento de 96 mil km.

Giphy/Reprodução

Antes de começar a desenvolver o projeto para valer, os cientistas precisam realizar um teste que consiste em lançar um foguete com um mini-elevador de 10 cm que viaje por um cabo de 10 metros suspenso entre dois mini satélites no espaço. Confuso, né? Este teste estava previsto para ocorrer no último dia 10 de setembro, mas houve um atraso pela chegada de um tufão na região.

Os responsáveis pela criação do projeto são especialistas da faculdade de Engenharia da Universidade Shizuoka.

Continua após a publicidade

De acordo com o G1, a Nasa e a Agência Espacial Europeia estão de acordo com a ideia e pretendem tornar o projeto viável. Contudo, o físico americano Bradley C. Edwards afirma que seria preciso mais 20 anos para construir o elevador espacial. A maior dificuldade dos cientistas é encontrar um material que seja forte e resistente o suficiente para enfrentar a gravidade e os ventos da atmosfera espacial. Até então, o projeto propõe utilizar nanotubos de carbono, um material considerado mais forte que aço.

A previsão é de que o elevador espacial esteja pronto por volta do ano de 2050. Será que você teria coragem de dar uma voltinha nele?

 

Publicidade