6 curiosidades sobre a Terra que vão te fazer rever suas atitudes

Precisamos cuidar do planeta para podermos cuidar de nós mesmos

Por Marcela Bonafé - Atualizado em 22 abr 2020, 19h53 - Publicado em 22 abr 2020, 13h30
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Nesta quarta-feira (22/4), é comemorado o Dia da Terra, este planeta que nos abriga e, infelizmente, não recebe tanto carinho de volta. Você já deve estar cansada de ler notícias sobre acordos mundiais para redução da emissão de CO2, aquecimento global e mudanças climáticas. O mal que os humanos estão fazendo para o planeta, no entanto, vai bem além disso – e uma hora volta para a gente. Trouxemos algumas curiosidades sobre a Terra que vão te fazer repensar pequenas atitudes e, quem sabe, querer mudá-las.

1. 70.8% da superfície da Terra é coberta por água, sendo que 2,2% é água doce. Para consumo, o que temos disponível é apenas 0.3%
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente liberou um relatório dizendo que cerca de 3,4 milhões de pessoas morrem por ano por causa de água contaminada. Ou seja, a água pura, limpinha e própria para consumo é bem escassa. As campanhas para economizar água têm um grande fundamento e não custa nada você fazer a sua parte. Cuidar para ter no futuro é imprescindível.

2. A produção de lixo no mundo deve subir de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até 2025
O dado também é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Coletar e reaproveitar esse lixo, para piorar, é extremamente caro e sabemos que não ocorre em muitos lugares. E onde a gente entra nisso? Não é segredo que o consumo desenfreado é o grande responsável. Repensando os hábitos de consumo a gente economiza nosso dinheiro e ainda diminui a quantidade de lixo descartado. Organizar coleta seletiva onde você mora também pode fazer a diferença.

3. 1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas diariamente, segundo a ONU.
Enquanto isso, a UNICEF alerta que quase 1,4 milhão de crianças podem morrer de fome neste ano em apenas 4 países. São eles Iêmen, Nigéria, Somália e Sudão do Sul. Claro que medidas em escalas globais cabem aos líderes mundiais, que precisam administrar melhor a questão. Mas no dia a dia a gente já pode fazer muito para evitar o desperdício. Cozinhar só o que for comer, por exemplo, é básico. E por que você não pega o que sobrar e, ao invés de jogar fora, prepara marmitas para alimentar moradores de rua?

Continua após a publicidade

4. Ar poluído mata mais de 7 milhões de pessoas por ano
A Organização Mundial da Saúde alerta que a emissão de gases poluentes, como o carbono negro, o ozônio, o metano e o dióxido de carbono não apenas tem grande impacto nas mudanças climáticas, mas está também associada a muitas mortes. Mais uma vez, grandes medidas cabem aos líderes mundiais, mas ao optar por transporte público e preferir fontes de energia limpas (placas solares, por exemplo) já podemos ajudar bastante.

5. Para produzir 1kg de carne de boi são necessários 17.100 litros de água
Para produzir a mesma quantidade de carne bovina, no Brasil, também são liberados 335kg de CO2, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira. Não estamos falando para ninguém parar de comer carne – ser vegetariano é opção pessoal de cada um. Diante desses dados, no entanto, vale a pena repensar se o ser humano precisa mesmo comer carne todos os dias. Um dia sem consumir já tem um bom impacto. Olha que legal o gráfico que a SVB fez.

– Sociedade Vegetariana Brasileira/Reprodução

6. Veneza, lindíssima cidade italiana, está afundando
No século passado o afundamento já foi bem significativo por causa da extração de água subterrânea. Fora isso, o aumento do nível do mar em relação a Veneza é de 4 milímetros por ano, segundo a BBC. Embora a influência das mudanças climáticas nisso tudo seja apenas uma tese, o fato é que, como você já viu na escola, a interferência humana na natureza é sim muito grande e o aumento do nível do mar está rolando, assim como chuvas e secas desreguladas (além de temperaturas subindo). Ou seja, se as coisas continuarem seguindo o rumo em que estão, não só Veneza, mas muitas outras cidades costeiras e ilhas correm o risco de desaparecer dentro de muitos anos.

Fora todos esses dados chocantes, caso você ainda não conheça, vale a pena dar uma olhada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para explicar cada um deles, são apontadas informações globais que realmente preocupam. Se a humanidade não começar a mudar agora, pode ser que algum dia ninguém esteja mais aqui para comemorar o Dia da Terra.

Já passou da hora de começarmos a mudar. Como costumam dizer, não dá para abraçar o mundo – mas se todo mundo abraçar pequenas causas ao seu redor, juntos conseguimos envolver o planeta todo. Pense como você pode fazer a diferença à sua volta e incentive as pessoas a fazerem o mesmo. A Terra agradece e as futuras gerações também. Afinal, é a casa de todos nós.

Continua após a publicidade
Publicidade