19 frases de livros, séries e músicas que te ajudam a lidar com o luto

"Minha avó disse que a morte não existe. Ela acreditava que só morremos quando os outros nos esquecem"

Por Isabella Otto Atualizado em 6 Maio 2021, 15h35 - Publicado em 6 Maio 2021, 15h26

Segundo a psicologia, há vários tipos de luto, processo que acontece após uma perda, que pode envolver ou não a morte de alguém. “O processo do luto acontece quando é preciso encerrar um ciclo, seja ele a morte, o término de um relacionamento, uma mudança brusca… Cada pessoa costuma lidar com esse sentimento de uma maneira e não há regras ou tempos estabelecidos para superá-lo. Mas, em geral, são estipuladas cinco fases para o luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação”, aponta a psicanalista Kélida Marques.

Ilustração de uma mulher negra, de cabelo afro curtinho, de perfil, chorando. Ela está sobre um fundo lilás, embaixo de uma nuvem roxa que derraba sobre ela gostas de chuva, também roxa.
SophonK/Getty Images

Para lidar com essa experiência, muitos recorrem à arte. Em filmes, séries, músicas e livros há histórias que nos trazem algum conforto e nos ajudam a seguir em frente. Listamos a seguir 20 frases que esperamos te trazer um pouco de paz em tempos tão turbulentos:

1. “A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais sombrias, se você se lembrar de acender a luz.”
Alvo Dumbledore em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

2. “O único jeito de lidar com a dor é doendo. Senão a gente levanta oco, segue adiante com um buraco mal remendado. Sentir o luto é uma honra, pois comprova a grandeza de quem se foi.”
Apresentador Marcos Mion no Instagram

3. “É na solidão que todo mundo se encontra.”
Escritor Emanuel Aragão

4. “O que aconteceu com a vida que um dia conhecemos? Podemos mesmo viver sem ter um ao outro?(…) Livre como um pássaro é a melhor forma de estar.”
Free as a Bird – The Beatles

5. “Aonde está você agora além de aqui dentro de mim?”
Vento no Litoral – Legião Urbana

  • 6. “Você não vai esquecer alguém que marcou a sua vida. O que resta é aprender a conviver com a dor do fim, é se acostumar com a partida até que ela pare de doer. Não tem como esquecer. A gente só segue porque é a única escolha que a vida nos dá. Mas esquecer mesmo, não tem como.”
    Escritor Iandê Albuquerque

    7. “Que eu seja todo dia como um girassol, de costas pro escuro e de frente pra luz.”
    Girassol – Priscilla Alcântara

    8. “Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma e o vento como o instinto desceu os braços das árvores que estrangularam a terra… Depois veio a claridade, o grande céu, a paz dos campos… Mas nos caminhos todos choravam com os rostos levados para o alto, porque a vida tinha misteriosamente passado na tormenta.”
    A Música das Almas, de Vinicius de Moraes

    9. “O tempo pode te deixar deprimido, pode te fazer curvar-se. O tempo pode despedaçar o seu coração, fazê-lo implorar por favor. Além dessa porta há paz, eu tenho certeza, e eu sei que não haverão mais lágrimas no Paraíso.”
    Tears in Heaven – Eric Clapton

    10. “Na escuridão, o teu olhar me iluminava e a minha estrela-guia era o teu riso. Coisas do passado são alegres quando lembram novamente as pessoas que se amam.”
    A Viagem – Almir Blanc

    Continua após a publicidade

    11. “O luto nos confunde. Luto é o preço que se paga pelo amor, sabe? Então, tudo bem.”
    Josephine Barry em Anne with an E

    12. “Ame na prática, na ação. Amar é ação, amar é arte.”
    Ator e humorista Paulo Gustavo

    View this post on Instagram

    A post shared by Gshow (@gshow)

    13. “Nosso amor é como o vento: eu não posso ver, mas posso sentir.”
    Landon Carter em Um Amor Para Recordar, de Nicholas Sparks

    14. Enquanto houver você do outro lado, eu consigo me orientar. A cena repete, a cena se inverte, enchendo a minh’alma d’aquilo que outrora eu deixei de acreditar. Tua palavra, tua história, tua verdade fazendo escola e tua ausência fazendo silêncio em todo lugar. Metade de mim agora é assim: de um lado a poesia, o verbo, a saudade. Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim.”
    O Anjo Mais Velho – O Teatro Mágico

    15. “Existem amores que duram mais que uma vida.”
    Cecelia Ahern, P.S. Eu Te Amo

    16.“Dizem que o tempo no céu é igual a um piscar de olhos para nós na terra.”
    Brigitte em Beleza Oculta

    17. “Por favor, não pense que eu estou sofrendo. Eu não estou sofrendo, eu estou lutando. Lutando para fazer parte das coisas, para ficar ligada a quem eu já fui. Então “viva o momento” é isso que eu digo para mim mesma. É realmente tudo o que eu posso fazer, viver o momento.”
    Alice Howland em Para Sempre Alice

    18. “É o ciclo sem fim que nos guiará à dor e à emoção, pela fé e o amor. Até encontrar o nosso caminho neste ciclo sem fim.”
    Tim Rice e Elton John em O Rei Leão

    19. “Minha avó disse que a morte não existe. Ela acreditava que só morremos quando os outros nos esquecem.”
    Miguel em Viva – A Vida É Uma Festa

    Continua após a publicidade
    Publicidade