Fenômeno natural que afeta a Terra nesta sexta-feira deixa tudo mais lento

Inclusive, o próprio Planeta Terra, que vai ter sua velocidade alterada. Mas será que a gente vai sentir alguma coisa?

Por Isabella Otto Atualizado em 31 out 2024, 10h31 - Publicado em 6 jul 2018, 12h47

Em alguma aula de Geografia você já deve ter escutado expressões como rotação, translação, órbita… Mas você sabe o que é afélio? Porque é exatamente esse fenômeno que vai acontecer na Terra nesta sexta-feira, dia 6.

iStock/1xpert/Reprodução

Respira e não pira! Apesar desse nome diferentão e até meio assustador, é um fenômeno que acontece anualmente. No afélio, a Terra se encontra em sua posição mais distante do Sol. No periélio, acontece o contrário: a Terra fica o mais próximo possível do Sol. Mas não é só isso que rela nesta sexta, não!

Neste dia 6, a velocidade da Terra vai ser a mais lenta de todo o ano! Quando está mais pertinho do Sol, a velocidade orbital de translação do planeta costuma a ser de 108.720,7 km/h. Nesta sexta, contudo, exatamente às 14h46, essa velocidade cai para 103.536 km/h.

Mas a gente vai conseguir sentir essa “lentidão” toda por aqui? Não, seria mesmo incrível que as coisas acontecessem meio em câmera lenta (já pensou?), mas a real é que, apesar de astronomicamente ser uma diminuição de velocidade considerável, para nós, humanos, é uma variação imperceptível.

Continua após a publicidade

Reprodução/Reprodução

A explicação para tal fenômeno é simples: quanto mais perto do Sol, mais rápido a Terra gira. Quanto mais longe, mais devagar. Citando Vitor Kley: “e quando você vem, tudo fica bem mais tranquilo (…) E toda vez que você sai, o mundo se distrai”. Viu só? Já dá para usar o hit O Sol para estudar afélio e periélio. (risos) Ah! É importante também esclarecer que esse fenômeno não tem nada a ver com variações de temperatura, tá? Ou seja, não é porque nesta sexta a Terra está mais distante do Astro Rei que fará mais frio por aqui.

Legal, né? Curiosidades pra vida: a gente vê por aqui! 😉

Publicidade