Famosas se unem na luta contra o assédio no ambiente de trabalho

Alice Wegmann, que trabalhou na mesma novela em que a figurinista Susllem Tonani foi assedia por José Mayer nos bastidores, se pronunciou sobre o caso.

Por Da Redação - 4 abr 2017, 14h02

No dia 31 de março, Susllem Tonani, figurinista que trabalhava nos bastidores de A Lei do Amor, contou ter sido assediada pelo ator José Mayer no camarim da novela. Segundo ela, o assédio começou com pequenas cantadas, que o ator tratava como piada, e evoluiu para frases de cunho sexual e até para o assédio físico. “Esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália”, afirmou a figurinista em texto publicado em blog da Folha de S. Paulo e e excluído logo em seguida, que não está sozinha. Colegas de emissora se uniram a Susllem na luta contra todo e qualquer tipo de assédio, mas dando enfoque ao que acontece em ambientes de trabalho, onde homens, muitas vezes na sua maioria, se sentem no direito de minimizar a mulher de todas as formas.

Famosas se unem na luta contra o assédio no ambiente de trabalho
Reprodução/Reprodução

“É para a frente que se olha, de mãos dadas com o coletivo, com toda a empatia e sororidade. Juntas somos mais potentes, mais seguras, corajosas e confiantes. Esse movimento não é sobre um caso só. Nosso propósito vai muito além. Denuncie, fale com o seu superior, com amigas que você confia, procure o RH, não se cale!”, escreveu Alice Wegmann no Instagram.

A atriz Bruna Linzmeyer também postou uma foto na rede social usando a camiseta do protesto contra os muitos casos das muitas Susllem mundo afora. Bruna Marquezine, Tainá Müller, Sophia Abrahão e Giullia Buscacio também aderiram à campanha.

Famosas se unem na luta contra o assédio no ambiente de trabalho
Reprodução/Reprodução

Camila Queiroz aproveitou que estava nos bastidores de uma gravação para demonstrar seu apoio à causa, dando voz à campanha no mesmo local em que Susllem Tonani foi silenciada por tantos meses, com medo de perder seu trabalho por fazer uma declaração de assédio envolvendo um renomado ator da Rede Globo.

Continua após a publicidade
Famosas se unem na luta contra o assédio no ambiente de trabalho
Reprodução/Reprodução

Muitos famosos também estão postando nas redes sociais a imagem da campanha, alguns se lembrando do lugar de fala, outros visivelmente se esquecendo dele (o que é bem errado e preocupante). Nesta terça-feira, 4, José Mayer quebrou o silêncio e publicou uma carta aberta na VEJA dizendo que “a atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora(…) Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele(…) Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi”.

#MexeuComUmaMexeuComTodas MESMO!

Publicidade