7 falas good vibes que mais ninguém aguenta (e são tóxicas)

Há uma grande diferença entre ser uma pessoa positiva e espalhar a positividade tóxica por aí sem critério algum

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 10 set 2021, 20h02 - Publicado em 12 set 2021, 10h02

Provavelmente, você já ouviu alguém nas redes sociais dizendo que a solução para todos os problemas está na positividade ou que basta tentar ser mais otimista que a vida fica mais fácil. Esse tipo de discurso, que prega o otimismo a qualquer custo, ainda mais em cenários como o atual, em plena pandemia, tem nome: positividade tóxica. Esse fenômeno coloca a felicidade como uma obrigação e acaba descartando emoções que fazem parte da vida, como a raiva, a tristeza e o medo.

Rejeitar ou reduzir questões da vida, e reprimir sentimentos, pode não ser nada saudável e fazer com que seja ainda mais difícil pedir ajuda quando necessário. Pensando nisso, e lembrando que existe uma diferença entre ser uma pessoa positiva e espalhar a positividade tóxica, listamos algumas falas que, apesar de estarem mascaradas pelo discurso good vibes, estão longe de serem legais:

Colagem com imagem de um mural com pessoa desenhando um smile e frase
Flashpop/Getty Images

1.”É só você pensar positivo”

via GIPHY

Dizer que basta ter pensamento positivo para resolver os problemas pode fazer com que as outras pessoas se sintam erradas ou para baixo. Apesar de ser bom tentar ver a vida por um ângulo positivo, é importante saber que nem tudo se resolve em um passe de mágica e não querer diminuir o que as outras pessoas passam.

2.”Pelo menos você tem isso”

via GIPHY

Esse tipo de frase sempre é dita como uma tentativa de confortar mas às vezes pode trazer um sentimento de culpa. Substitua por mostrar que você tem empatia pela pessoa que está vivendo um momento ou situação chata e que entende que é difícil.

3.”Você está atraindo o que emana”

via GIPHY

Mais um tipo de fala que coloca a pessoa que está para baixo como alguém mal ou errado. Risque essa de vez!

Continua após a publicidade

4.”Veja o lado bom”

via GIPHY

Quando estamos passando por alguma coisa, às vezes é complicado olhar apenas para o lado positivo quando o negativo se destaca. Se ver algum amigo ou alguém próximo vivendo uma situação não tão legal, talvez seja mais efetivo mostrar que está disponível para ajudar e apoia.

5.”Pare de ser negativo”

via GIPHY

Troque o “não seja negativo” por “é comum sentir alguma negatividade nesse momento, saiba que estou aqui”.

6.”Você não pode reclamar das coisas”

via GIPHY

Tentar fazer as pessoas refletirem fazendo com se culpem pelo o que estão sentindo não é o caminho para mostrar que elas tem coisas boas em suas vidas.

  • 7. “Mude seus pensamentos que você supera isso rápido”

    via GIPHY

    Às vezes, mesmo tentando enxergar as questões por outro lado, os problemas não se resolvem ou são superados de uma hora para a outra. Respeite o tempo de cada pessoa e não tente julgar as atitudes do outro através da sua realidade.

    Continua após a publicidade
    Publicidade