Faculdade pública é melhor que faculdade particular?

O que é melhor: faculdade pública ou faculdade particular?

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 01h00 - Publicado em 22 jul 2013, 18h51

 

Nem sempre. No Brasil, a pesquisa científica costuma ser desenvolvida, em sua maioria, pelas universidades públicas. E, como elas existem há mais tempo, elas também costumam ser mais concorridas e tradicionais.

 

Mas, aos poucos, as faculdades particulares estão chegando junto . Algumas bem especializadas, como a Getúlio Vargas (para administração de empresas) e a ESPM (para propaganda e marketing), têm grande reconhecimento em todo o país e têm cursos tão ou mais concorridos que em muitas universidades públicas.

 

Neste cenário de grande concorrência, ganha quem tem mais infraestrutura, os melhores professores, laboratórios e bibliotecas bem completas. Por isso, é preciso pesquisar bastante antes de fazer sua escolha. Algumas perguntas podem ajudar: qual é a grade curricular das faculdades que você pensa em fazer? O ambiente é bom? Os professores são bem qualificados? Você é uma garota que gosta mais de matérias teóricas ou práticas? Quais as condições financeiras para estudar nessa faculdade?

Continua após a publicidade

 

E, decidido o caminho que você vai seguir, é muito importante lembrar: a sua postura como aluna é um dos fatores que mais determinam o tipo de profissional que você vai ser. Aquela velha frase “quem faz um bom curso é o aluno, não a faculdade” pode não ser totalmente verdadeira, mas faz um bocado de sentido.

 

Fontes: Dr. Paulo Tadeu Rabelo da Motta, coordenador do Projeto de Estágio Orientação Profissional na Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP e Silvio Bock, diretor do NACE Orientação Vocacional.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade