Especialistas em carreira listam as profissões mais promissoras de 2021

Como o último ano e a pandemia causaram impacto direto no mercado de trabalho? A gente te conta!

Por Isabella Otto Atualizado em 5 fev 2021, 16h52 - Publicado em 21 jan 2021, 10h25
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

Quando a gente fala sobre carreira, aborda o conjunto da obra, desde a escolha da graduação que você optou em fazer lá no Ensino Médio até o seu hoje, aonde quer que isso seja. Pode ser, por exemplo, no faculdade, no 1º estágio, no trabalho com carteira assinada, no freela, na 2ª graduação (pois desistiu da 1ª), na busca por um emprego, no curso aleatório que decidiu fazer, na pós, no mestrado, no doutorado, naquele momento de transição para outra carreira ou até naquele lugar nenhum cheinho de indecisões. Tudo isso faz parte da trajetória individual da sua vida profissional, da sua bagagem, daquilo que pode ou não constar no currículo.

Escolher a carreira pode não ser mesmo fácil, ainda mais quando se é adolescente, mas é importante ressaltar que ela é flexível e não dura, como muita gente acredita. Logo, mudanças são mais do que possíveis e até mesmo necessárias! Além disso, escolher “o que você vai ser quando crescer” vem muito de uma percepção pessoal sobre o que você gosta e tem mais aptidão, e também de uma análise do mercado de trabalho futuro.

Especialista em carreira lista as profissões mais promissoras de 2021
O home office moldou as principais tendências de 2021 Ada daSilva/Getty Images

Todo início de ano, as empresas especializadas em recrutamento profissional fazem um balanço do último ano (que foi 2020, não se esqueçam disso) e mostram como ele impactou no tempo e nas profissões atuais, indicando as apostas do período.

A seguir, você confere a lista de profissões promissoras de 2021, elaborada por especialistas da Luandre Soluções em Recursos Humanos:

1. Especialista em Diversidade

Área: Recursos Humanos
O que faz: Responsável por promover os temas diversidade e inclusão dentro da organização em todas suas frentes.

Continua após a publicidade

2. Programadores

Área: TI
O que faz: o programador desenvolve, codifica, implementa e faz a manutenção de diversas linguagens e sistemas, de acordo com as necessidades da empresa e sua especialidade em cada programa. Teve um “boom” no período de distanciamento social em razão do fechamento de lojas físicas.

3. Especialista em Segurança da Informação

Área: TI
O que faz: trabalha na proteção de dados e qualquer tipo de informação sensível para a organização. Está em alta por causa do crescimento digital de empresas e clientes, acelerado pela pandemia.

  • 4. Analista de BI (Business Intelligence)

    Área: Marketing/Planejamento estratégico
    O que faz: analisa o comportamento do cliente e mercado no ambiente digital, fornecendo indicadores e dados para otimização do resultados do negócio e identificação de oportunidades para a empresa.

    5. Analista de Marketing Digital

    Área: Marketing
    O que faz: executa processo de atualização e mudanças digitais nas plataformas oficiais da empresa, integrando ferramentas, inteligência e conhecimento para modernização da área.

    6. Gerente de Logística

    Área: Logística
    O que faz: responsável por supervisionar e conduzir processos de estruturação da área, com o objetivo de reduzir riscos e garantir a eficiência dos prazos de entrega, assim como todo custo operacional.

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com descontos de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade