Enem 2018: como o horário de verão pode afetar seu dia de prova?

MEC pediu o adiamento do início do horário de verão para não confundir os alunos, mas ainda não recebeu resposta.

Por Amanda Oliveira - 27 set 2018, 13h06

Neste ano, o horário de verão está previsto para começar na virada do dia 3 (sábado) para 4 de novembro (domingo), um final de semana após o segundo turno das eleições presidenciais. A data está sendo motivo de preocupação para professores por coincidir exatamente com o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode contribuir para muitos atrasos de candidatos confusos com a mudança de horário.

iStock/Reprodução

Para solucionar o problema, o Ministério da Educação (MEC) pediu à Presidência e à Casa Civil o adiamento do horário de verão. Contudo, o governo federal ainda não confirmou se fará a alteração na data.

Se a previsão seguir a mesma, o horário de verão deve durar até 16 de fevereiro de 2019. Neste ano, os estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal precisarão adiantar os relógios em uma hora.

O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. No primeiro dia de prova, serão 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e a redação. Já no segundo domingo, 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Continua após a publicidade

Atenção total aos horários, combinado?

 

Publicidade