Em 2020, maior número de mulheres negras concorre ao Congresso dos EUA
Acredita-se que algumas candidatas possam vencer em distritos mistos ou de maioria branca, o que não costuma acontecer
As eleições nos Estados Unidos ocorrem no final do ano, mas já são históricas! Isso porque, em 2020, temos um número recorde de mulheres negras concorrendo a vagas no Congresso: 122. Em 2012, por exemplo, esse número era de apenas 48, de acordo com pesquisa realizada pelo Centro para Mulheres e Políticas Americanas.
Desse número, estima-se que 60 estejam realmente no páreo e possam vencer, inclusive em distritos mistos ou de maioria branca, o que não é comum. “A eleição é a chance de mudar nossa história”, disse Joyce Elliot, uma das candidatas, em entrevista à Makini Brice, repórter da Reuters. A norte-americana foi a 2ª estudante negra do ensino médio da sua escola, sendo que a 1ª foi sua irmã, alguns anos antes. Ela pode ser agora, caso eleita, a primeira deputada negra do Arkansas.
As eleições dos EUA deste ano também são significativas pois, no país, a pandemia de coronavírus faz mais vítimas negras. Assim como é significativo que, diante de tal cenário, um recorde de candidatas mulheres e negras ao Congresso norte-americano seja registrado. Mais que uma conquista feminista, é um grande passo para a representatividade e a transformação. Vale lembrar que, há poucos meses, o afro-americano George Floyd foi assassinado por um policial branco em Mineápolis, no Minnesota. O crime, que aconteceu em 25 de maio, foi o estopim para protestos antirracistas do #BlackLivesMatter no mundo todo.