E se os personagens clássicos da Disney fossem transexuais? | Capricho

E se os personagens clássicos da Disney fossem transexuais?

'Transformar e libertar' é a principal mensagem do artista americano.

Por Amanda Oliveira 23 set 2017, 17h30

É bem difícil encontrar alguém que não cresceu assistindo aos desenhos animados da Disney e conhecendo as muitas princesas e vilãs, os muitos príncipes e vilões que dão vida aos contos de fadas. Mas você já tentou imaginar como eles seriam se fossem pessoas transexuais?

@trans.disney/Reprodução

Um artista norte-americano (que prefere não se identificar) criou uma conta no Instagram com suas versões dos personagens clássicos. No perfil da rede social, uma frase explica o projeto: “Os filmes da Disney são sobre liberdade e transformação. E se eles pudessem, então, contar uma história transgênera?“.

https://www.instagram.com/p/BYYXDWQhKT8/?taken-by=trans.disney

Em entrevista ao HuffPost, o artista revela que o maior intuito dele é levar mais representatividade à Disney: “meu objetivo é mostrar mais nuances da transformação de uma pessoa transgênera”.

https://www.instagram.com/p/BYDwh2OB8TW/?taken-by=trans.disney

Continua após a publicidade

Em outra entrevista, dessa vez para o canal Vocativ, o americano conta que faz parte da comunidade LGBT. “Eu recebo bastante elogios, mas também recebo comentários negativos. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis vendo algo familiar ser transformado em uma coisa que elas não querem saber“, diz.

https://www.instagram.com/p/BX2wU-4hjYv/?taken-by=trans.disney

Branca de Neve, Cinderela, Bela e Jasmine foram algumas das princesas já retratadas. As legendas das postagens também transmitem mensagens, como essa abaixo: “Força não vem apenas do seu corpo, mas também da sua identidade“.

https://www.instagram.com/p/BXt6Qa3hm8r/?taken-by=trans.disney

Toda representatividade é importante e deve ser incentivada. Mas e aí, o que você achou do olhar dado pelo artista?

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade