O motivo pelo qual várias princesas da Disney usam vestido azul

E a explicação é mais girl power do que a gente imagina! <3

Por Chames Oliveira 19 mar 2017, 13h31

Você já reparou que várias princesas da Disney e até personagens de outros contos de fadas, como O Mágico de Oz, aparecem com figurinos em tons de azul? Cinderela, Elsa, Dorothy, Alice (do País das Maravilhas) e até a princesa Bela, cuja história chegou aos cinemas na última quinta-feira (16/3) na versão live-action interpretada pela Emma Watson – todas elas usam ao menos um look azul nos filmes. E garantimos: a escolha da cor não é à toa.

Imagem:/Reprodução

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone, instituto que estuda as tendências de cores para a indústria gráfica, disse em entrevista à revista Allure que a inclinação para a cor está relacionada ao céu: “É algo que esperamos ansiosamente, olhar para o azul do céu. É confiável, pode está nublado, mas está sempre lá”. Essas qualidades, confiabilidade e lealdade, por exemplo, talvez expliquem porque tradicionalmente relacionaram a cor ao universo masculino.

Imagem:/Reprodução

Por esse motivo, é tão girl power levar a tonalidade para personagens femininas centrais dessas histórias: “Você adiciona poder às personagens por utilizar o azul. É um jeito sutil de dizer ‘é, meninas e mulheres jovens podem ser empoderadas também'”, afirma Letrice. Assim, o azul quebraria a expectativa da “fragilidade feminina”. Legal, né?

Imagem:/Reprodução

Apaixonada por livros, Bela sonhava em embarcar em uma aventura parecida com as vividas pelos personagens da literatura. E é no momento em que entra na jornada rumo ao palácio da Fera que a princesa aparece vestindo o look azul. Assim, o vestido seria um símbolo da transição da vida pacata no vilarejo para uma vida cheia de aventuras. “É uma cor prática, fácil de trabalhar. Nesse sentido, é uma cor cheia de força”, comentou Jacqueline Durran, a figurinista da nova versão do clássico conto de fadas.

Quem diria que o azul poderia significar tanto, né? <3

Continua após a publicidade
Publicidade