Continua após publicidade

É hora de admitir o inevitável: a Festa Junina não será a mesma em 2020

Festa junina em outubro? Comemorações canceladas? Neste ano, os festejos da melhor época do ano, para muita gente, serão bem diferentes; saiba mais!

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 2 Maio 2020, 10h03 - Publicado em 2 Maio 2020, 10h03
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Na contagem regressiva para junho, precisamos começar a lidar com o fato de que as comemorações de Festa Junina serão bastante diferentes em 2020. Quem considera essa a melhor época do ano, ama os quitutes servidos nas quermesses, adora dançar uma quadrilha, receber um correio elegante e comer muito, está balançado.

Por causa da pandemia de coronavírus, muitos estados do Brasil já anunciaram o cancelamento ou adiamento dos festejos para o segundo semestre do ano. Até porque, com o país ultrapassando a China em número de mortos pela COVID-19 e tendo grandes chances de se tornar o epicentro do vírus no mundo, as medidas de prevenção e isolamento não devem se afrouxar tão cedo. E se tem uma coisa que a Festa Junina atrai, essa coisa é multidão.

Continua após a publicidade

Por ora, no Nordeste, a tradicional Festa de São João já foi adiada em vários estados. A Festa de Campina Grande, na Paraíba, que reúne todo ano mais de 2 milhões de pessoas, também anunciou mudanças na data. Agora, e por ora, ela deve acontecer só em outubro. O Maior São João do Mundo, como também é conhecida, que aconteceria entre junho e julho, foi remarcado para 9 de outubro e 8 de novembro. Ao todo, na Paraíba, mais de 29 cidades cancelaram as celebrações juninas.

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou no último dia 28 que as festas juninas não vão acontecer neste ano no estado. “Com todos os dados que nós temos, posso anunciar que não teremos festa junina em nenhuma cidade da Bahia”, disse Costa em uma transmissão nas redes sociais, mesmo que a cidade em questão não tenha tido nenhuma caso de COVID-19. “Por que na minha cidade, se não tem nenhum caso? Porque ,se tiver caso em qualquer cidade, as pessoas que têm carro e não têm festa na cidades delas vão querer ir”, explicou.

Na região Norte, Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, anunciaram alterações nos planos para os festejos. Em Natal, o prefeito Álvaro Dias anunciou no dia 22 de março o cancelamento do São João de Natal. O mesmo aconteceu com Mossoró Cidade Junina. “Estamos em um período delicado no mundo inteiro, Mossoró tem que fazer a sua parte de forma planejada e responsável para combater essa pandemia em nosso município,” disse Rosana Ciarlini, prefeita da cidade, em entrevista para o jornal Tribuna do Norte.

Continua após a publicidade

No Sudeste, a situação é parecida. Em Patos de Minas, em Minas Gerais, a Festa Nacional do Milho ainda está com o futuro incerto. O Sindicato dos Produtores Rurais afirmou em nota que está analisando “de perto a situação e, havendo qualquer determinação para que a Fenamilho seja adiada, isto será prontamente atendido”. A festa estava agendada para acontecer entre 5 e 14 de junho. Alguém avisa?!

a famosa Festa Junina Beneficente de Votorantim, realizada no interior de São Paulo, foi adiada para o segundo semestre e acontecerá entre 13 de novembro e 8 de dezembro.” A saúde e segurança do nosso público, artistas, colaboradores, parceiros e entidades são a nossa prioridade”, disse a organização do evento em um comunicado realizado nas redes sociais. O evento contaria com apresentações de Roberto Carlos e o grupo Roupa Nova, que não poderão participar na nova data por uma questão de agenda, segundo o G1.

Os festejos menores, como quermesses de bairro, também têm o futuro incerto. Vai caber aos prefeitos e governadores decidirem o destino das comemorações de Festa Junina em suas respectivas cidades e estados.

Continua após a publicidade

A verdade é que a gente, bem lá no fundo, já sabia, né? Mas é difícil aceitar que uma das melhores épocas do ano não vai rolar. E já tem muita gente se lamentando por aí:

 

Vale lembrar que, nesse momento, o importante é praticar o distanciamento social e se cuidar. Quando a situação passar e for seguro, ainda poderemos ir a muitas festas, dançar, comer muita coisa gostosa. Enquanto isso, matamos a saudade dessa época do ano tão especial por #tbt nas redes sociais ou fazendo as receitas das comidas típicas em casa.

Publicidade