Continua após publicidade

Do TikTok para TV, Diego Cruz diz como usou as redes para mostrar sua arte

Depois de fazer sucesso na internet com seus personagens nostálgicos, Diego é Aramis em "Elas por elas", da Globo

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 18h02 - Publicado em 17 dez 2023, 17h18

Quem liga a TV na novela das 18h da Globo vai se deparar com um rosto bem conhecido da nossa galera. Diego Cruz, 29 anos, é o estagiário de advocacia Aramis no remake “Elas por elas”. É o primeiro papel fixo dele na emissora, mas você já deve ter visto ele passar na sua ‘for you’ do TikTok, interpretando cenas clássicas de filmes ou situações que sempre acontecem na escola.

Com uma camiseta na cabeça para representar o cabelo longo, ele ganhou a internet com personagens como Tracy, a mocinha dos filmes, ou ainda a coordenadora que entra na sala para lembrar do passeio. Diego também é o irritante Gabriel do fundão e o protagonista Josh, que é um clássico em filmes teen.

Agora, além dos vídeos, ele precisa dividir seu tempo com a rotina de gravações da novela. Apesar da correria, o ator tirou um tempo para bater um papo com a CAPRICHO e falou sobre produção de conteúdo para internet, arte e saúde mental.

@diegodiego_

Clássico! Lembrou de qual filme??? 😂

♬ som original – Diego Cruz

Arte, nostalgia e oportunidades no TikTok

Muito antes de ser produtor de conteúdo, Diego já era ator e apaixonado por arte – não só teatro como música também. Mas a falta de valorização do trabalho artístico no Brasil fez com que ele precisasse buscar um trabalho na sua área de formação, publicidade, para conseguir mais renda. Ele foi crescendo no setor de vendas e chegou a cargo de liderança e tudo.

Até que veio a pandemia da covid-19, em meados de 2020, e virou tudo de ponta cabeça. O trabalho de Diego foi super afetado e ele ficou de recesso no trabalho. Com o tempo livre, ele percebeu que era o momento de se reconectar com a área artística. Mas como? Estava tudo fechado e nós mal podíamos sair de casa para nos proteger e proteger os outros. Tempos difíceis.

Continua após a publicidade

O TikTok, supreendentemente, foi a resposta para o Diego. “Eu não conhecia direito a rede social, achava, por pura ignorância, que eram só conteúdos para criança. Mas fui fazer o dever de casa: pesquisei mais sobre a plataforma e comecei a estudar sobre algoritmo, entrega, nichos”, conta o ator. Foi assim que ele viu, então, que ali tinha um super espaço para produção de conteúdo, inclusive para trazer nostalgia.

“Sou muito nostálgico na vida, minhas playlists são cheias de sucesso dos anos 2000 e eu também sempre gostei dos filmes clichês dessa época. Então, eu simplesmente trouxe essa parte minha para o meu conteúdo, esperando que as pessoas pudessem se identificar de alguma forma”, conta. Deu certo: em pouco tempo Diego já percebeu um retorno positivo do público, viu seu número de seguidores alavancar e os contratos com marcas para publi começaram a ficar mais frequente, possibilitando que ele se dedicasse 100% ao trabalho na internet.

@diegodiego_

Gabriel sendo Gabriel! 😂 Mas a dica do cara tava certa: com a Garantia Coral, você pode pintar a casa da cor que quiser e, se não curtir a cor, acabamento ou cobertura, Coral troca a tinta pra você sem custo! Certeza, certeza mesmo, só @TINTAS CORAL ! #GarantiaCoral #CertezaSoCoral #Publi

♬ som original – Diego Cruz

A visibilidade e o encontro de gerações

Diego defende que as redes sociais democratizaram muitas oportunidades, já que antes delas só existia um determinado caminho para ser visto – agora são muitos. Para ele, tanto o TikTok como o Instagram serviram, desde o início, como uma forma de fazer arte e mostrar seu trabalho como ator. “É como uma criação de portfólio mesmo, a gente entretém e, ao mesmo tempo, se apresenta para futuras oportunidades”, diz.

O problema, segundo Diego, é que muitas vezes as pessoas “colocam todo mundo da internet no mesmo pacote” e dizem que o papel na novela só foi dado por conta do número de seguidores. “Existem produtores de conteúdo que realmente estudaram teatro e atuação e são atores e atrizes”, afirma, ao destacar a “bateria de testes para passar em uma novela”. Antes de seu papel fixo “Elas por elas”, o ator fez uma participação, como São Judas Tadeu, em “Quanto Mais Vida, Melhor”, na Globo também.

Apesar dessa confusão que as pessoas fazem, ele diz que o lado positivo se sobressai e é muito legal ver o encontro de geração em seus dois públicos agora (da internet e da novela). Diego observa que existe um público da novela que não está na internet, ao mesmo tempo, existe muitos jovens que estão nas redes e gostam muito da televisão. “Também teve caso de pessoas que não consumiam novela, mas me seguiam e gostavam de mim e passaram a me acompanhar pela novela também”, conta.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Diego Cruz (@diegocruz_)

A rotina foi outro aspecto que mudou bastante na vida de Diego e ele precisou colocar o pé no chão e respeitar ainda mais sua saúde mental. “A correria das gravações não permite que eu tenha uma assiduidade com meu conteúdo como era antes. Eu deixo isso bem claro para os meus seguidores e eles entendem que é um momento diferente e que preciso estar com a cabeça no lugar para conciliar tudo”, diz.

Quando questionado sobre quais são os planos para o futuro, Diego diz que não é muito bom em ser específico, mas tem certeza que quer continuar produzindo conteúdo, independentemente dos desdobramentos na sua carreira na televisão, no teatro ou no cinema. Ele acredita que com equilíbrio dá para explorar diferentes formatos e ser feliz.

 

 

Publicidade