Dicas para enfrentar a Matemática e o 2º dia de prova do Enem sem dramas

Quais são os conteúdos de Exatas mais cobrados? Dá pra recuperar a nota do primeiro dia?

Por Isabella Otto - Atualizado em 9 nov 2019, 11h01 - Publicado em 9 nov 2019, 10h01

Nesse domingo, 10, acontece o segundo dia de prova do Enem 2019, com a aplicação dos cadernos de Matemática e Suas Tecnologias e Ciências e Suas Tecnologias. É um teste mais voltado para a área de Exatas e, neste sábado, não adianta correr atrás do tempo perdido. Contudo, você pode e deve relembrar alguns temas básicos que são cobrados com frequência no exame. “Na prova de Matemática e Ciências da Natureza, o aluno precisa ler os comandos e dados dos itens com bastante atenção para não cair na pegadinha de calcular algo que não foi pedido e ser induzido ao erro. A leitura e interpretação de gráficos e tabelas é fundamental para que o aluno tenha boa proficiência”, salienta Sérgio Ghiu, autor de Matemática do Sistema de Ensino pH.

Reprodução/Reprodução

Além disso, o professor aconselha o aluno a não consultar o gabarito do primeiro dia de prova antes de passar pelo segundo. Caso tenha feito isso, e não tenha se saído muito bem, não precisa colocar tudo a perder ou ficar ainda mais ansiosa. “São áreas do conhecimento distintas. Muitas questões o estudante consegue resolver sem o uso de fórmulas, apenas utilizando a famosa regrinha de três ou algum tipo de raciocínio lógico. Vale ressaltar que, muitas das vezes, o aluno consegue chegar à resposta correta apenas por eliminação de itens improváveis ou absurdos. Isso é uma vantagem que o candidato não pode deixar de utilizar.”, tranquiliza.

Sérgio Ghiu ainda dá a dica: não emperrar naquelas questões difíceis e resolver primeiro as mais fáceis. “Nas questões mais simples, demore de 1 a 2 minutos. Nas de nível médio, até 4 minutos”, esclarece o professor. Dessa maneira, dá para dedicar mais tempo nas perguntas mais complicadas.

Agora, vale fazer aquela recapitulação básicas dos assuntos mais cobrados ao longo dos anos para chegar preparadíssima nesse domingo! A SAS Plataforma de Educação listou por disciplina as matérias mais frequentes. Olha só:

Continua após a publicidade
  • Química
    1ª: Físico-química
    2ª: Química geral
    3ª: Química orgânica
    4ª: Meio ambiente
    5ª: Energia
  • Física
    1ª: Mecânica (cinemática, trabalho potência e energia e dinâmica)
    2ª: Eletricidade e energia (potência e consumo elétrico, circuitos elétricos)
    3ª: Ondulatória (efeito dopler, difração, reflexão, fenômenos)
    4ª: Termologia (processo de propagação de calor, mudanças de temperatura e de estado físico, calor latente)
    5ª: Óptica (espelhos, refração, etc)
  • O resultado oficial do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020. Boa sorte!

    Publicidade