Dicas de App: 7 aplicativos de foto para quem ama o estilo retrô

É só fazer o download no seu celular e soltar a criatividade com as inúmeras possibilidades de criação

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 19 ago 2021, 19h08 - Publicado em 19 ago 2021, 19h07
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e a melhor maneira de comemorar é colocando a mão na massa, ou melhor, na câmera! Mas vamos combinar que a parte do tratamento de cor também é uma delícia e superimportante, né? Por isso, separamos 6 aplicativos perfeitos para quem ama fotos com uma vibe mais retrô. Confira:

1. Huji Cam

Imagem com duas colagens da interface do aplicativo Huji
Huji Cam/Reprodução

As fotos são tiradas diretamente no aplicativo, que simula uma câmera analógica dos anos 80. O estilo do App é marcado pelos tons de vermelho e azul, filtro de “poeira” e faixas de luz. Quando a foto é tirada, ela demora alguns segundos para carregar na galeria, como se estivesse sendo impressa.

2. RNI Films

Interface do aplicativo de edições RNI Filmes
RNI Films/Reprodução

Além das funções básicas de edição, como ajustar brilho, contraste e saturação, o RNI Films tem filtros inspirados em câmeras analógicas famosas! O aplicativo é gratuito, mas filtros extras podem ser comprados pelos usuários.

3. Prequel

Interface do aplicativo de edição de fotos Prequel
Prequel/Reprodução

O Prequel é um aplicativo de edição de fotos que possui uma série de efeitos e filtros diversos, incluindo alguns com uma vibe mais vintage. O App, que está disponível para IOS e Android, é pago, mas oferece três dias gratuitos para teste.

4. VSCO Cam

Interface do aplicativo VSCO Cam
VSCO Cam/Divulgação

Esse é clássico! O VSCO Cam, além de ser um aplicativo de edição, funciona também como uma rede social, permitindo que os usuários compartilhem suas fotos em seus perfis. O app é gratuito mas, pare ter acesso a boa parte dos filtros é preciso assiná-lo. Dica: É possível adicionar aquele efeito granulado que está em alta neste aplicativo.

5. Gudak

Colagem com imagem da interface do aplicativo de fotos Gudak
Gudak/Divulgação

O Gudak revive todo o processo de fotografar com câmeras analógicas e deixa os cliques parecendo que foram tirados há décadas! O nome vem de “Gudagdali”, termo coreano para a palavra “desatualizado” – além de também lembrar a marca de filmes Kodak. Por querer fazer a experiência do usuário ser parecida com a de estar fotografando com uma analógica, as fotos tiradas no App demoram três dias para serem ~reveladas~ e só é possível pedir para visualizá-las depois de fazer 24 fotos, ou seja, um rolo. Todo diferente, né?

  • 6. AfterLight

    Colagem com imagem da interface do aplicativo de fotos After Light
    After Light/Reprodução

    O AfterLight, além de ter uma série de opções de filtros que alteram a cor das fotos, também possui os com “poeira” e faixas de luz, deixando o clique com aquele estilo mais retrô. O aplicativo está disponível para IOS, Android e Windows Phone.

    7. PicsArt

    Prints da tela de um celular, que mostra uma foto sendo editada em um aplicativo de fotos. A modelo veste uma calça rendada e a imagem traz edições bem vintage, como uma polaroid
    Arquivo Pessoal/Reprodução

    Dentro do aplicativo, além de você ter acesso a adesivos gratuitos com uma estética vintage, como molduras de fotos Polaroid, é possível apostar em filtros como os “Antigo”, “Marfim”, “PLD” e “Ruído”, que dão um efeito antiguinho à imagem. Dá pra se divertir bastante com as milhares de opções.

    Você já conhecia algum desses aplicativos? Qual foi o seu favorito? Manda mais dicas, se tiver!

    Continua após a publicidade
    Publicidade