Diário de Intercâmbio: Barcelona é um bom lugar para estudar espanhol?

Catharina Doria, nossa intercambista na Espanha, conta como está sendo a experiência de aprender Espanhol em Barcelona.

Por Catharina Doria - 19 jul 2018, 17h40

Oi! Tudo bom? No post de hoje, vou responder a pergunta que mais tenho recebido nas redes sociais: “por que você foi estudar Espanhol em Barcelona?”. Já expliquei aqui anteriormente que escolhi a cidade espanhola por causa de Cheetah Girls, mas, para ser bem honesta, essa escolha foi um tiro no escuro. Sim, Barcelona fica no Reino da Espanha, mas talvez você não saiba que ela é a capital da Catalunha, uma comuna autônoma espanhola. Logo, o idioma por aqui é o Catalão. Quando ando na rua, todos as placas, cardápios de restaurante e anúncios são feitos em Catalão, o que gera todo um debate sobre se Barcelona é realmente o melhor lugar para aprender Espanhol.

Arquivo Pessoal/Reprodução

Já estou completando três semanas morando aqui e o que eu posso dizer é que eu não poderia ter feito uma escolha melhor! Sim, eu escuto muito Catalão nas ruas e leio muito por aí em cardápios e placas, mas eu acredito que isso não seja necessariamente ruim. Catalão é realmente muito diferente do Espanhol, então não rola essa de você acabar misturando as duas línguas. Outra coisa que vale a pena ressaltar é que, quando eu entro em alguma loja ou preciso pedir uma informação, se eu pergunto em Espanhol, todo mundo me responde em Espanhol, nunca em Catalão. Ou seja, acabo conseguindo praticar toda hora e em todo lugar o que estou aprendendo na escola.

Existe um mito que certas pessoas adoram divulgar por aí de que os catalães odeiam pessoas que falam Espanhol. Essa é a maior mentira inventada do século! (risos cheios de drama) Sério, é besteira mesmo. Sim, eles falam Catalão e, sim, eles também tem muito orgulho do idioma, mas os catalães são extremamente carinhosos, independentemente do idioma que você fala. Já perdi a conta de quantas vezes já me chamaram de “carinho” ou com outros apelidos fofos para responder as minhas perguntas que foram feitas em Espanhol. Então, se esse for seu medo, desencana! Todo mundo aqui é muito divertido e educado.

https://www.instagram.com/p/BlBzwM1AOAr/?hl=pt-br&taken-by=cahdoria

Ah! Outra coisa incrível é que as belezas arquitetônicas de Barcelona de tão um impulso a mais para aprender. Pode até parecer meio doido, mas tem tantos museus e construções de Gaudí espalhas pela cidade (aquelas casas que parecem casinhas de gengibre, sabe?), e todos os locais turísticos têm visitas guiadas em Espanhol. Não quero parecer esnobe, mas eu já viajei muito pela Europa (e já falei sobre essa facilidade em outro post no Diário de Intercâmbio), mas nunca vi algo como Barcelona. Aqui, quando ando na rua, me sinto inspirada a aprender mais. Eu tenho vontade de ficar no parque o dia inteiro lendo, lendo e lendo, ou ir para algum museu. É realmente surreal!

Um tema que  é pouco discutido, mas importantíssimo para mim, é a segurança pública do local em que vou visitar. Quando escolhi Barcelona, tive que pensar na minha segurança em dobro porque eu sabia que ia fazer o curso sozinha. Pensei muuuuuito em estudar Espanhol na América do Sul ou até em outros lugares da Espanha, mas, quando pensei na segurança como mulher e na qualidade de vida, realmente ficou claro para mim que Barcelona seria o meu destino. Morar aqui é extremamente seguro. Eu posso andar sozinha nas ruas de madrugada, à noite ou a qualquer hora do dia, e está tudo bem, sabe? É óbvio que sempre devemos prestar atenção e ter cuidado, mas não sinto medo por aqui.

Esse é o Arco do Triunfo de Barcelona! Ele fica localizado na Passeig de Lluís Companys. Arquivo Pessoal/Reprodução

Já deu para perceber que eu indico estudar Espanhol em Barcelona, né? Ainda tenho duas semanas de curso pela frente, mas posso adiantar que não me arrepende de nada. Quando estiver escolhendo seu destino, faça muitas pesquisas, converse com pessoas que possam te ajudar no assunto e use as redes sociais a seu favor, como fazendo buscas em grupos de Facebook, por exemplo.

Como sempre, se tiver qualquer dúvida é só me mandar uma mensagem no Instagram! 😉

Beijos,
@cahdoria

Continua após a publicidade
Publicidade